Chegamos a Inverness, talvez a mais bonita das cidades da Escócia. É cortada pelo rio Ness (um canal entre o lago e o mar), de águas escuras e limpas. O rio é a sequência do Caledonian Canal, que vaza o Loch Ness. Perto das margens a água é cristalina e deixa ver as pedras no fundo.
Num morro à margem do rio fica o Forte George, construído logo após a derrota dos jacobitas em Culloden a mando do rei George II.
No forte você tem direito a receber um "shilling" real, uma réplica de uma moeda da época do rei George. Nele assistimos a uma apresentação de um gaiteiro. No dia seguinte vimos que gaiteiros nas ruas são absolutamente comuns, coisa que nas demais cidades não tínhamos visto.
À noite um show de danças e músicas típicas (a "ceilidh") no Scottish Showtime.
Nas colinas da cidade fica a Cadraig Phadraig (pron. cádrik fótrik, significando rocha de São Patrício), fortaleza onde São Columbacille teria se encontrado com o rei picto Brude (c. 600 d.C.). Hoje ali funciona um hospital.
A leste de Inverness está Culloden, onde ocorreu a última batalha em solo inglês, em 1746. Os orangistas derrotaram os jacobitas escoceses. Há um filminho mostrando, em fotografias, a batalha e seu contexto. Ao lado, um museu pequeno e um "display" também contam como foi a luta. Fora desse prédio, uma casa de camponês da época e da região, mobiliada.
Pertinho dali estão as Clava Cairns, um conjunto de três câmaras mortuárias bem juntas, duas de passagem e uma de anel.
A cairn do meio é de anel. Isto é, totalmente cercada por um muro circular de pedra, tendo ao centro um outro círculo de pedras menor. Já as "cairns" laterais são do tipo "de passagem", contando com uma portinhola de entrada e um corredor que leva à câmara central. Nas cairn de anel o corpo era depositado no centro e o conjunto enterrado, já nas de passagem permanece o acesso ao centro, onde o corpo jaz. Esta última talvez fosse mais cerimonial.
Em volta das câmaras, pedras altas fincadas formam um círculo em volta de cada uma. O conjunto é de 3.000 a.C., mais ou menos.
Ao norte de Inverness, em Rosemarkie, fica a Groam House, um museu com audio-visual sobre os pictos. Entre os objetos expostos está a Lápide de Rosemarkie e outras 14 pedras esculpidas pelos pictos encontradas na vila.
E perto de Rosemarkie está Fortrose, onde fica a catedral de Ross, do século XIV, cuja história é contada em vitrais interpretativos. Nas redondezas de Fortrose está o vilarejo de Chanoury Point, onde foi queimado o vidente Brahan, o Nostradamus escocês.
Segue Cromarty ...
Índice da Escócia
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.