Rumamos em direção a Largs para ver a Vikingar, uma exposição multimídia focada nos viquingues. Na sala inicial informações gerais sobre eles, em painéis escritos e em forma de pergunta-resposta em portinholas de madeira sobre as quais estão algumas perguntas (tipo "o que significa a palavra viquingue?" ou "o que os viquingues vestiam?"). Levantando a portinhola se lê as respostas.
Um guia começa a explicação do mundo viquingue, que alcançou Kiev (a própria palavra Rússia vem do antigo norueguês rulska, que é como eles chamavam os suecos) até Bagdá, Itália e a Mongólia.
Depois passa para a continuação da sala, onde o guia mostra os deuses Thor, Odin, Freya e Nodjor e conta as lendas a eles relacionadas.
A seguir vem a sala de teatro. O filme mostra a chegada dos viquingues nas Ilhas Britânicas, primeiro como piratas e saqueadores, depois como colonos. O reino que formaram, vassalo do rei da Noruega. E a batalha de Largs, em 1263, onde eles foram derrotados pelos ingleses.
Segue Glencoe ...
Índice da Escócia
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.