ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Espanha - Castilla-La Mancha

Albacete, Cuenca e a Área Quixotesca

De Alicante, ainda na primeira viagem, seguimos para Albacete (do árabe al-bacit a planície), que fica numa região desértica, numa planície enorme.

 

Albacete

A cidade não é procurada pelos turistas, apesar de ser agradável. Fizêmo-la de ponto de apoio para as atrações da região.

Cuenca

Visitamos Cuenca, antiga vila romanizada dos (arévacos?).

O centro velho da cidade fica no topo de uma colina. Na beira do precipício ficam as "casas penduradas" que atraem turistas. No fundo do vale passa o rio Huécar. Uma altíssima passarela de ferro permite aos pedestres cruzar o vale ao nível do casco viejo.

O centro velho da cidade estava em obras e muito feio. A catedral e o museu é bem pequeno, mas tem peças preciosas da era romana. O resto não pude ver porque o museu estava fechando.

A parte nova da cidade não é particularmente interessante, exceto na urbanização moderna que se faz na periferia.

Perto de Cuenca há dois excelentes exemplos de cidades ibero-romanas: Segóbriga e Valéria.

A Área Quixotesca

Fomos conhecer o ambiente de Don Quijote. Visitamos El Toboso, onde morava Doña Ana Matinez Zarco, que inspirou Cervantes para sua personagem Dulcinéa, paixão de Don Quijote.

Depois fomos a Consuegra, onde no alto de uma montanha estão um castelo e onze moinhos. Ali D. Quijote lutou contra os "gigantes". Visitamos um dos moinhos. Como ventava! E que frio! As pás movem um roda dentada de madeira, que giram as pedras. A farinha sai por uma canaleta de madeira.

A seguir formos à vila de Puerto Lápice, ver a taberna onde D. Quijote foi "consagrado" cavaleiro por seu dono.

A nota tensa foi que na volta quase atropelei um coelho que sentado à noite na estrada escura. Tentando desviar dele, quase também perdi o controle do carro.

 

Seguem Múrcia e Cartagena ...

Índice da Espanha



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.