Adiante vimos Covadonga, (do latim Cova Dominica). A basílica local fica no topo de uma penha.
Noutra encosta de morro fica uma capelinha e o altar à Virgem de Cueva Santa, onde o Papa João Paulo II esteve rezando quando peregrinou pelo Caminho de Santiago. O conjunto fica encravado numa cova elevada.
Atrás do altar fica um biombo metálico com figuras de reis asturianos entalhados e ao lado do altar fica o túmulo de Pelágio (fal. 370) e sua esposa Gaudiosa, encravado na rocha.
Segundo a tradição, o casal real estava enterrado em Santa Eulália de Abania e foi transladado para Covadonga por Alfonso X, o Sábio, no século XIII.
Também na cova dizem estar o rei Alfonso I, o Católico, genro de Pelágio, e sua mulher Hormisinda, filha de Pelágio.
Há uma inscrição que afirma:
|
Sob a capelinha sai da rocha um jorro de água (chamado El Chorrón) que despenca sobre um lago, cujas águas vão a seguir formar o Diva ou Reynazo.
Por um túnel peatonal, passa-se da cova a um morro vizinho, onde fica a basílica de culto à Virgem de Covadonga, a mais importante devoção do norte espanhol.
Seguir para Ribadesella ...
Índice da Espanha
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.