Visitamos Elche, que ao contrário das demais cidades da Espanha, tem um centro bonito e periferia feia.
Nesta província foi encontrada a Dama de Elche, um busto tartéssico que hoje se encontra no Museu Arqueológico de Madri.
No centro ficam a Basílica Menor de Santa Maria, que estava fechada e o Palau d'Altamira, um castelo que hoje abriga o museu arqueológico, que tem algumas peças pré-históricas e outras do período ibero-romano, aí incluídos touro e leões toscos de pedra, templos e vasos. Não é grande, mas os touros, leões e uma ânfora coberta de moluscos são muito interessantes e únicos.
Também no centro fica uma fonte que consiste numa série de jatos que saem do chão, num crescente e depois param abruptamente.
Atrás da fonte fica o magnífico jardim tropical, com uma profusão estonteante de espécimes. A árvore predominante é a palmeira, que dizem ter sido plantadas pelos fenícios que ali estabeleceram uma colônia. Outro parque cheio de palmeiras é o Huerto de Cura (Hort del Cura), com também milhares de árvores.
A cidade é cortada pelo rio Vinalopo (riu Vinalopo), um curso de água de cerca de um metro de largura, amarelado, que corre rápido numa calha no meio de outra calha mais larga e de uns 20 metros de profundidade. No cimento da calha maior foram pintados desenhos, versos e frases diversas. Tudo muito colorido e bonito. Duas pontes altas cortam o rio.
Outra construção digna de visita são os Banhos Árabes (Banys Arabs), do século XII, um edifício onde se produzia vapor e água quente para banhos públicos.
A uns 5 quilômetros de Elche fica L'Alcudia com as ruínas da cidade tartéssica de Illici (transformada em Elx na língua romance local e Elche em castelhano). Nessa cidade foi encontrada a esplendorosa Dama de Elche, escultura de uma formosa senhora.
Em Elche ocorrem também os chamados Mistérios de Elche, uma cerimônia religiosa cheia de efeitos especiais (fogos de artifício).
Fomos dormir em Lorca. No caminho, cruzamos a Serra de Espuña, onde há centenas de macieiras de lado a lado da estrada.
Segue Almería e Santa Fé de Mondújar ...
Índice da Espanha
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.