Em A Guarda encontramos um dos pontos altos da viagem: o Monte de Santa Tegra (Santa Tecla, em galego). Ele tem 340 metros de altura e quase no topo tem uma vila celta, ou mais precisamente, um castro galaico, com umas cinqüenta casas circulares, todas muitos juntinhas. Uma foi reconstruída com teto coberto e palha e tudo. Muitas das casas tinham um pequeno terreno circular, também murado de pedra, onde recolhiam seus animais (vacas, cabras, porcos ...) para o pernoite.
Subindo um pouco mais, tem-se uma vista de 360°. De um lado, o mar lambe as costas da Galícia. Do outro, vê-se o largo rio Minho chegando, recebendo as águas do rio Couras, passando pela cidade portuguesa de Caminha e desembocando no Oceano Atlântico.
imagens do castro de Santa Tecla, datado da Idade do Ferro (I milênio a.C.) |
As praias de Portugal e da Espanha são bravias. Um véu de espuma se estende por detrás de cada uma das ondas que se enfileiram para quebrar-se nas pedras.
Em A Guarda um porto é protegido por quebra-mares. No Minho, um barco faz a conexão entre A Guarda e Caminha.
Ficamos sentados no topo do monte, aguardando osol se por e as cidades acenderem suas luzes, que o rio as reflete num efeito deslumbrante. Um momento de muita paz e vendo fresco.
Segue Santiago de Compostela ...
Índice da Espanha
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.