De Pamplona fomos a Lizarra, às margens do rio Ega, ver o Palácio dos Reis de Navarra, mas ele estava fechado. Apenas pudemos ver a Igreja de São Miguel, antiga fortaleza. Depois fomos a Javier conhecer o castelo onde nasceu São Francisco. Para chegar até ele se passa por uma Ruta de los Pueblos Castaños, uma série de cidades com igrejas e casas de tom marrom.
O castelo foi reconstruído. É muito bonito e fica num vale em meio a montanhas rochosas e eucaliptos.
A princípio, no século XIII, foi um castelo defensivo real. Depois, o rei o trocou com os Aznarez pelo castelo de Ordoiz. Os Aznarez ali ficaram por várias gerações. Um deles, Rodrigo Aznarez de Sada, chegou a ser governador geral de Navarra.
Em meados do século XV, uma nova família nobre, os Artieda, de origem beamontesa, entrou em Xavier, iniciando uma guerra civil. Depois chegaram os Azpicueltas e Jasos nos albores do século XVI.
Do casamento de Juan de Jaso, presidente do Real Conselho, e de Maria de Azpicuelta nasceu em 7 de abril de 1506 Francisco Javier.
Do tempo de Francisco só sobrou uma capela cujas paredes são negras e têm esqueletos pintados. Como o castelo era do avô dele, um nobre local, várias peças, principalmente armamentos (inclusive uma espada que foi de Francisco, do tempo em que ele era soldado).
O castelo foi parcialmente desmontado em 1516. Desprovido de elementos defensivos, foi perdendo caráter militar. Em 1622, com a canonização de Francisco, passou a ser cultuado.
Segue Leyre ...
Índice da Espanha
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.