No mesmo dia fomos a Palos de la Frontera, de onde saiu a frota de Colombo para revelar a América aos europeus. Ela fica no estuário onde o rio Tinto entra no mar. De um lado do estuário Palos e no outro Huelva, uma cidade média, capital da província.
O porto não existe mais, mas em La Rábida (um pouco abaixo de Palos) há uma exposição, Muelle de las Caravelas, com um audiovisual (em realidade, conjuntos de slides com narração) sobre a partida deles. No pátio, uma simulação da baía artificial criada para abastecer os navios sem os inconvenientes da correnteza e mares. Há, também, réplicas das caravelas e se pode ver como eram por dentro. A nau santa Maria, a maior, foi escolhida como capitânia e as outras foram entregues ao comando dos irmãos Pinzón, naturais de Palos.
Na vila fica o Mosteiro de La Rábida, para onde Colombo foi ao ter seus planos negados. O abade local era confessor da rainha Isabel e conseguiu influenciá-la para mudar a decisão real.
Na vizinha Moguer fica o Convento de Santa Clara, onde em 1493 Colombo rezou em ação de graças por sua viagem.
Segue Córdoba ...
Índice da Espanha
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.