Saímos de Ourense para Pontevedra (do latim pons venere, ponte velha), às margens da ria de Pontevedra. As rias são baías de maré, que secam durante o dia, permitindo a captura de mariscos no lodo.
O museu de Pontevedra tem achados arqueológicos interessantes. Mostra a evolução dos pré-históricos e dos celtas galaicos. Há também objetos da era romana. Ali se mostra (pelas bijuterias) um comércio sofisticado com o Oriente Médio, de onde vinham as jóias, que apresentam detalhes artísticos extremamente sofisticados.
Outras salas mostram pinturas, uma réplica da sala do capitão em um navio e outras salas navais, objetos de "azabaches", salas de esculturas e objetos católicos, cozinhas dos séculos passados, etc. É um museu que vale a pena ser visitado.
No centro da cidade ficam as ruínas da igreja de São Domingos. Ao lado, a bonita Plaza de España. Ali, nos dias de sol, centenas de anciões se sentam para conversar ou tomar ar e sol. Parece que ninguém fica em casa vendo TV.
A Catedral é muito pequena e pobremente ornamentada.
Há na cidade algumas fontes em pequenas praças, onde as pessoas se reunem para conversar.
Segue Tui ...
Índice da Espanha
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.