ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Espanha - Castilha-La Mancha

Toledo

Toledo fica na região de Castilla-La Mancha e lá ficamos num hostal ao lado da Plaza de Toros, um espaço grande e circular, que estava fechado, mas anunciando as corridas para os meses de verão.

O local era habitado pela tribo celtibera dos carpetanos antes da chegada dos romanos. Em 192 a.C. as legiões romanas de Marcus Fulvius Nobilior, após muitas batalhas, tomaram o local, criando na colina o forte de Tolentum.

Aos pés da colina construíram no século I um circo para mais de 30 mil espectadores. Sobre o rio Tajo lançaram a primitiva ponte de Alcântara.ao fundo, a Ciudad Vieja

No ano de 411 a cidade facilmente sucumbiu aos álanos e, cerca de sete anos depois, aos visigodos. O godo Atanagildo estabeleceu sua corte em Toledo no ano de 554. No ano de 569, reinando Leovigildo, a cidade foi confirmada como capital e até o Papa criou ali um arcebispado.

Vários concílios se realizaram em Toledo, sendo os mais importantes o Terceiro (589), convocado por Recaredo e presidido pelo arcebispo Leandro de Sevilla, e o Sétimo (653), convocado por Recesvinto. O rei Wamba reforçou os muros da cidade em 674.

Os muçulmanos chegaram a Toledo em 711. A cidade foi centro da ta'ifa de Abdermarão III (1035). Os cristãos retomaram a região em 1085, comandados por Alfonso VI de Castela e Leão.


 O burgo é uma cidade no topo de uma colina. Cercada de muralhas altíssimas. Tudo é da cor ocre, de tijolo. As ruas da cidade alta são como as das cidades árabes: estreitíssimas e tão sinuosas, que é difícil manter o sendo de direção na cidade. Carros e pedestres disputam cada centímetro de rua. De lado a lado, casas de dois ou três andares, com varandas. Incrustadas em ruelas, às vezes escondidas, igrejas, mesquitas e sinagogas atestam a tolerância dos governantes para com as religiões.

rua de acesso ao centro do burgo

 

 

 

 

 

 


Dois edifícios se destacam no topo: o Alcázar e a Catedral.

O rio Tajo circunda a colina em três lados. Várias pontes cruzam-no. As mais antigas e bonitas são as de Alántara (séc. X) e a de San Martín (séc. XIII). O rio é poluído, mas nele se vê peixes grandes nadando.

Em várias pontes do rio se construiu uma barragem em forma de ferradura, fazendo com que o rio apresente corredeira nesse formato.

  No primeiro dia vimos a Puerta de Bisagra e a Puerta Alfonso VI, entradas norte do burgo.

Segue Toledo ...

Índice da Espanha



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.