A Catedral é menor que em geral são as catedrais normandas, mas seu pé-direito tem cerca de 70 metros, equivale ao daquelas. Seu interior é muito escuro e nele não são permitidas fotos ou filmagens, o que nos deu um certo trabalho.
A nave principal tem em seu centro a Capilla Mayor e o Coro. O interior da primeira tem um fundo riquíssimo, dourado, enquanto o exterior é de madeira esculpida com anjos e santos. Nele estão esculpidos reis e arcebispos da Espanha, cenas da vida de Cristo, santos e anjos.
O teto da nave e capelas é todo decorado. Há uma gruta no teto, de paredes decoradas, onde entra a luz do dia, o Transparente.
O interior do coro é composto de uma série de bancos de madeira, esculpidos com cenas da retomada de cidades espanholas aos árabes, animais fantásticos e outras cenas estranhas (uma, inclusive, parece uma relação sexual). Num nível mais elevado, figuras do Velho Testamento parecem vigiar os coristas.
Nas laterais das naves ficam inúmeras capelas menores, a maioria das quais abriga sepulturas de arcebispos, bispos, cônegos ou arcediagos que serviram na igreja. Uma das capelas, Capilla de los Reyes Nuevos tem túmulos dos reis Henrique II e outro Henrique III e respectivas esposas. Nela estão hoje sendo rezadas as missas em rito moçárabe (rito visigótico, diferente do rito romano a que estamos acostumados). O exterior é uma parede de madeira toda esculpida de santos
A Capilla de Los Reyes Viejos recebeu ornamentos que estavam na Capilla Mayor, mas não as tumbas reais (Alfonso VII; Sancho, o Desejado; Sancho, o Bravo) nem dos infantes e arcebispos que ali estavam. Também ali estão os restos de Sancho Capelo, quarto rei de Portugal e morto em Toledo no ano de 1242.
Ao lado das capelas, há outros cômodos interessantes. Na Sala Capitular está uma câmara em cujas paredes estão pintadas as figuras (fictícias ou reais) dos arcebispos de Toledo. O teto dessa sala é dourado e fenomenal.
Na Sacristia Mor estão quadros famosos, inclusive de El Greco, Tiziano, Van Dyck etc. A abóbada mostra a Virgem descendo do Céu para impor o arcebispado a Santo Ildefonso. Também ali estão paramentos (um é do século XIII) e missais antigos.
Na Capilla de la Torre estão os tesouros da igreja, que incluem um ostensório processional de 200 quilos, todo de ouro. Também de ouro e pedras preciosas é a Cooa da Virgem. Um crucifixo foi presente do Papa João XXIII e também lá se encontra. Outros objetos lindíssimos fazem parte do tesouro.
Assistimos a uma missa moçárabe. Na saída fui falar com os padres e um deles começou a falar em português, idioma que tinha aprendido, mas não falava há muito tempo.
Volta para Toledo ...
Índice da Espanha
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.