Fomos dormir na agradável Tudela, às margens do rio Ebro, construída pelos mouros de Amrus ibn Iussurfe, em princípios do século IX.
Tudela foi retomada pelos cristãos em 1119, embora mouros e judeus continuassem dividindo o espaço da cidade. Ali nasceram pessoas de destaque no mundo cultural: o poeta e filósofo Jehuda Levi, o sábio Abraham ben Ezra e o viajante Benjamin de Tudela.
A vila foi elevada a capital de Merindad em 1251 e se tornou cidade em 1390. Seus habitantes lutaram bravamente contra as tropas castelhanas, mas foram derrotados em 1515.
Tudela é sede episcopal desde o século XVIII. A Catedral da cidade foi construída no século XII sobre a mesquita antes ali existente.
Hoje é a capital da região conhecida como La Ribera, um sem fim de montanhas áridas e vales desérticos, de escassa vegetação.
Na TV um programa de variedades mostrou um quadro da tiazinha no H de Verão. Explicou o quadro e depois saiu perguntando aos jovens se queriam ser depilados pela tiazinha. A garotada ficou com a testosterona lá em cima.
Segue Soria ...
Índice da Espanha
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.