ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Espanha - Catalunha

Seu d' Urgell

Num outro dia fomos visitar Urgell, no caminho para Andorra.

Saímos por Manresa e passamos pela formosa Solsona, com seu aspecto medieval e casas de cores alegres. Por entre as serras de Aubenç e de Turp, alcançamos Adral. Pegamos, então, uma estrada tipicamente pirenaica. Parece a antiga estrada da Serra do Mar entre Santos e São Paulo ou entre Rio e Petrópolis. Vai serpenteando rumo ao céu. Parece um avião, pois você vê claramente o fundo do vale ficando menor e menor.

Deste modo, levamos mais de uma hora para chegar a Sort, um paraíso de esqui no fundo do vale. Já estava meio tarde para chegar ao Vall de Arán, assim demos meia-volta.

Paramos na Seu de Urgell, a única cidade de tem no nome um título clerical. Ela teve origem em uma colina próxima, onde existia um povoado protegido, possivelmente dos celtas que ali chegaram pelo VII século a.C. Depois o vilarejo foi levado para o planalto a seus pés e ali foi construída uma igreja, já sé cristã por ocasião do Concílio de Toledo. A este bispado foram concedidas as terras do vale e mais além, assim que o bispo de Urgell se tornou importante senhor feudal. Em Urgell foi celebrada a primeira missa no rito determinado pelo Concílio de Trento no território espanhol.

Dali fomos para Andorra, viagem que contamos em outro sítio. Diga-se, de passagem, que o bispo de Urgell dividia com o rei da França a propriedade de Andorra, como contamos lá.

 

 

Índice da Espanha



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.