Próximo a Cañon City fica o Royal Gorge, uma garganta de 6.626 pés (quase 2.000 m) de altura com o rio Arkansas no fundo.
Um pouco antes, a cinco milhas da ponte, paramos numa Trading Post e pegamos um trenzinho (parecido com o de parquinho de diversões) e fomos até um grande belvedere suspenso sobre o canyon, de onde podia se avistar a famosa ponte suspensa e o rio lá no fundo. Ao longo do caminho vimos um monte de pedrinhas de mica que ficam refletindo os raios solares e cervos. Na volta uma garotinha texana não parava de falar, contando sob o show de Zé de Colmeia em (Jellystone Park), o qual ela tinha visto.
Do trenzinho, passamos ao largo de Buckskin Joe, uma cidade do Oeste reconstruída, onde hoje artistas apresentam um dia "hollywoodiano" daqueles tempos, com tiroteios, enforcamentos, etc.
Algumas milhas adiante entra-se no Royal Gorge Park. Ali, veados passeiam livremente.
O parque tem três atrações principais (deixei o carrossel de lado): uma espécie de bondinho que desce, em linha reta, ao fundo da garganta; um bondinho tipo Pão de Açúcar, sobre o desfiladeiro; e a mais alta ponte do mundo (dizem os americanos).
O bondinho ao fundo do rio estava fechado para reforma. Já o bondinho aéreo leva cerca de 10 minutos para atravessar a garganta. A visão é realmente espetacular. Pode-se voltar por ele ou caminhando pela ponte. Escolhemos a segunda.
No caminho para a ponte há um interessantíssimo observatório: o Sublime Point. Dali se tem uma visão linda da garganta.
A ponte pênsil é ladeada de bandeira dos estados. O vento é forte e a ponte balança um pouco. Lá no fundo, o Arkansas River parece um filete de água.
Segue Cripple Creek ...
Índice dos Estados Unidos
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.