No dia seguinte fomos ver a Devil's Tower (Matteo Tipi, alojamento do Urso Pardo, na língua sioux), no Wyoming (a primeira pisada nesse estado). Trata-se de uma elevação vulcânica alta, de paredes verticais cheias de ranhuras e topo achatado, cor cinza chumbo. Ela se destaca pelo formato e fica perto de formações tipo Grand Canyon (também avermelhadas).
Conta uma lenda sioux que duas crianças estavam caçando, quando um urso gigante (chamado Mato) apareceu. Elas fugiram para cima de uma pedra e começaram a implorar para a pedra salvá-las. A pedra começou a crescer e crescer e crescer. Tentando alcançar as crianças, o urso arranhou toda a pedra, o que explica as ranhuras da montanha.
Os cheyenes têm lenda semelhante. Diziam que um urso levou uma índia para sua caverna. Essa índia tinha seis cunhados. Os setes irmãos foram resgatar a moça. O irmão mais novo se transformou num gêomis (um roedor americano que faz buraco na terra), entrou na toca do urso, adormeceu-o e ensinou a mulher a rastejar para fora. O urso acordou e liderou um bando de ursos atrás dos índios. Quando estavam quase alcançando, o caçula cantou uma canção e a pedra começou a crescer. Os ursos marcaram a pedra tentando escalá-la e de cima, os índios os mataram. Daí o caçula voltou a cantar e uma águia passou. Os índios agarraram suas pernas e foram levados para baixo.
Os índios sioux Lakota contam a mesma história sioux, apenas substituindo os dois pequenos caçadores por algumas garotinhas e introduzem pássaros mandados pela Estrela Cadente para levá-las de volta ao solo.
Segue Torrington ...
Índice dos Estados Unidos
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.