De Wells entramos no grande nada. Tomamos a estrada para Ely. A única atração humana no caminho é a Schell Creek Station, estação da Pony Express, perto de McGill.
De Ely até Delta (em Utah) são 430 km no meio de vastíssimas planícies cobertas de cascalhos e sagebush (uma moita baixinha em vários tons de verde) e algumas altíssimas montanhas de pedra. No caminho apenas dois vilarejos e uma cidade. Essa é conhecida como a mais solitária rodovia dos EUA.
Quase na divisa com Utah e Nevada está a Snake Range, onde começa a região chamada de Great Basin, que se estende Utah adentro. Já dentro de Utah se vê um enorme lago seco (Sevier Lake), que era suprido pelas águas do Sevier River, antes deste ser esgotado por sistemas de irrigação. O fundo exposto desse lago é um areal enorme, cujo chão parece algo entre areia dura e cimento mole. É uma área muito extensa mesmo.
Entre os marcos 87 e 88 da estrada há uma via sobre a terra que leva ao lugar onde houve o massacre da expedição Gunnisson. Em 1853 um grupo de migrantes do Missouri, a despeito de alertado pelos mórmons que moravam em Fillmore, continuaram seu caminho para a Califórnia, pelo território indígena. Apesar de recomendados a serem amigáveis com os índios e a comercializarem com eles, os missourianos mataram um índio que queria trocar buckskins por tabaco. O morto que era pai de Moshoquope, chefe de guerra do bando de Kanosh. Kanosh, amigo dos brancos, recomendou relevar o fato, mas alguns dos índios resolveram se vingar. O cap. Gunnisson estava traçando caminhos para a Califórnia. Eles caçaram animais selvagens, para se suprirem de carne, na região do rio Sevier. Os tiros atraíram os índios descontentes, que vagavam pela região. Num ataque relâmpago, mataram 8 dos 10 homens da expedição. Quando uma expedição (inclusive o chefe Kanosh) chegou, os corpos já estavam mutilados pelos coiotes. Levaram o corpo do capitão e enterraram os demais no local.
Alguns índios foram julgados e condenados à prisão. Nada se sabe do que aconteceu aos assassinos missourianos.
Segue Provo ...
Índice dos Estados Unidos
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.