Sem mais demora, fomos para Ilwaco (il-uáco). No caminho vimos uma placa descritiva sobre os índios que pescavam ostras e as comercializavam.
Chegamos no fim da tarde, e o Centro Interpretativo da Expedição de Lewis-Clark estava fechado. Mas deu para ir ao farol no North Head e à foz do rio Columbia (no North Jetty, ambos dentro do Fort Camby Park).
Abaixo do farol as ondas quebram no paredão sem muita violência.
A força do rio Columbia na foz está amansada por duas colunas de enormes pedras que avançam para o mar. Numa delas estava um veado morto quase totalmente decomposto. Deve ter quebrado alguma perna e ali morrido. Dei a tradicional "molhadinha de mão" no Pacífico, e lamentei por não saber nadar respirando do lado oposto a que estou acostumado.
Na volta vimos o outro farol dali, o do Cape Disappointment.
O rio é muito largo. Um petroleiro some no meio dele.
No caminho para Astoria vimos o Lewis-Clark Campsite (uma estátua dos dois em madeira e uma placa dizendo que acamparam na redondeza).
Entre Washington e Oregon uma ponte de 6 km de largura num formato interessante com dois arcos pertos das margens e um trecho reto no meio. Os arcos são para passar os navios e barcos. O arco no lado do Oregon é para os navios e deve ter uns 50 metros de altura.
Segue Astoria
Índice dos Estados Unidos
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.