Subimos novamente ao Mingus Mountains por uma estrada que lembra muito a estrada velha de Santos ou o ramo serrano da estrada de Petrópolis. Chegamos a Jerome, uma antiga cidade de mineradores, de onde se descortina o Verde Valley. Enquanto apreciávamos a paisagem, do outro lado do vale uma cortina cinza de água desabava.
A cidade teve seu nome derivado de Eugene Jerome, primo da mãe de Winston Churchill, e virou cidade-fantasma em 1953, depois do fechamento das minas de cobre, mas foi revitalizada pelos artistas em 1960.
Passeamos pela cidade e tocamos avante, por Prescott (a primeira capital do estado de Arizona, criada a partir da descoberta de ouro em 1863 por Walter Party). Nesse trajeto a flora mudou totalmente. Os saguaros só existem ao sul da Mingus Mountain. Ao norte o terreno é ainda desértico, mas sem os saguaros. Já no planalto sobre a serra, um mar de pinheiros a perder de vista. São árvores verdes até onde a vista alcança (a) .
Ao fim do planalto, um belvedere põe à sua frente todo o vale ao sul do Arizona. Um vento forte e quente quase não deixa abrir os olhos. Há chuvas localizadas aqui e acolá. Fiquei quase meia hora curtindo o visual. E ainda tirei fotos para trás quando descíamos.
Descemos a serra e voltamos ao inferno. Uma placa indicava o caminho para Vulture Mountain (montanhas do abutre). Cruzamos Sun City, cuja estrada estava em obras, de volta a Phoenix.
Segue Phoenix ...
Índice dos Estados Unidos