ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

AMÉRICA DO NORTE - Estados Unidos - Wyoming

Lander

E segue o deserto. Só em Shoshoni a paisagem mudou de figura. Córregos e uma grande represa tornaram a terra irrigável e, em conseqüência, agricultável. Ao fundo os cumes nevados das Rochosas.

Descemos pela US-26 até a cidade de Lander. Uma cidade a-g-r-a-d-á-v-e-l. Lembra um pouco Leadville. Quarteirões quadradinhos. Fora da rua principal casas de madeira em jardins sem grade. Na rua principal pequenas edificações em tijolo aparente. Ao fundo as Rochosas nevadas.

Muito pertinho de Lander está o Sinks. O rio Popo Agie (leia Popôdjia) vem descendo das Rochosas revolto e espumante num canyon alto. Encontra uma parede de pedra com uma fenda, por onde ele entra. Quando as águas são poucas, ele desaparece. Quando a neve está se derretendo, parte do rio corre ladeira abaixo em forte correnteza.

A parte do rio que desapareceu vai reaparecer pouco adiante, como que borbulhando por entre as pedras e sai numa cadência tranqüila.

Outra estrada leva ao Forte Washakie, numa reserva indígena (de Wind River). Ali está o túmulo de Sakajawea, que foi intérprete na expedição de Lewis-Clark e morreu em 1884. Ao lado dela um filho, Jean Baptiste Charbonneau (1805-1885).

Segue Rock Springs ...

Índice dos Estados Unidos



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.