ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

AMÉRICA DO NORTE - Estados Unidos - Colorado

Leadville

Voltamos à I-6 e saímos para Leadville (a mais alta cidade do Colorado). No trajeto passa-se por um lago congelado. Novamente nevou, agora mais pesado.

Um pouco mais e aparece algo que parece ser uma fábrica. Estamos descendo o Fremont Pass. Aqui, em algum lugar ainda não identificado, nasce o Arkansas River, que vai passar pelo Royal Gorge e, muitíssimos quilômetros (mais de 2.000, acho), em Wichita (Kansas), como vimos na segunda viagem.

O rio, nesse Pass, não é mais largo que 3 ou 4 metros.
Leadville é mais uma daquelas cidades arrumadinhas, com ruas retas (a principal bem larga), ladeada por edifícios de madeira de um a três andares, bem pintadinhos. Outros de tijolo aparente.

Estivemos no Heritage Museum, que apresenta no piso térreo um diorama mostrando o desenvolvimento da mineração argentífera local, que foi depois substituída pela mineração de molibdênio. Entre os cidadãos locais destacam-se Fryes (que descobriu a primeira jazida de prata), Tabor, comerciante, que financiou um par de mineradores que tinham a posse da lavra, mas não tinham dinheiro para explorá-la. Ficou rico e construiu o Tabor Opera House. Mais tarde ele se apaixonou por Baby Doe e largou a mulher para ficar com ela. Ele morreu pobre porque a mina dele - Matchless - perdeu o valor. Ela viveu na mina e muitos anos depois lá morreu e seu corpo foi encontrado congelado.

O segundo andar mostra objetos do princípio do século, mas mostra também um projeto fabuloso, ainda que fracassado: o Castelo de Gelo.

Construído em tábuas e coberto por neve (que não degelava pelo frio externo), esse castelo era enorme e as luzes dentro refletiam para fora, difusa e forte.

Visitamos o primeiro "saloon" da cidade, fundado em 1879, hoje um "centro de cultura irlandesa", que fica defronte o Tabor Opera House.

Ao lado da cidade fica o Mount Massive, o segundo maior do Colorado. (o maior e Mount Elmer).

A cidade estava fria, um vento gelado, Mal dava para ficar na rua. Quando saímos, começou a nevar.

Queríamos ir a Aspen, mas como o único caminho fácil era pelo Independence Pass e ele estava fechado por causa de uma avalanche, mudamos a direção para Colorado Springs.

Saímos por Buena Vista, acompanhando o rio Arkansas (pela I-24). Cruzamos a San Isabel National Forest (é isso mesmo! Os americanos tornaram Santa Isabel um homem).

Segue Colorado Springs ...

Índice dos Estados Unidos



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.