ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

AMÉRICA DO NORTE - Estados Unidos - Colorado

Manitou Springs

Estava chovendo, mas fomos a Manitou Springs ver o Jardim dos Deuses e a cachoeira Seven Falls. Ela é uma cidade do final do século passado, às margens do Fountain Creek.

As Seven Falls são uma cascata que vai batendo nas pedras seis vezes, formando as sete quedas (Ramona, Feather, Bridal Veil, Shorty, Hull, Weimer, Hill).

Há duas maneiras de vê-la. A primeira é do Ninho da Águia (Eagle Nest), um belvedere construído defronte à cascata (a uns 200 metros), ao qual se pode ir por uma escada ou por um elevador construído dentro do morro.

O outro modo é subir por uma escada estafante de mais de 200 degraus. Há um observatório pouco acima do meio da cascata e outro lá em cima, de onde se vê a água caindo e todo o canyon.

Por todo lado correm chipmunks (esquilos). Ao pé da cascata uma índia anuncia as danças e canta, enquanto um casal de índios vai se revezando nas danças.

Neste parque está enterrada Helen Hunt Jackson, autora do romance "Ramona".

O Jardim dos Deuses é um parque como o Monument Valley (porém infinitamente menor) ou Vila Velha, no Paraná. São formações rochosas avermelhadas numa área que era habitada pelos Utes. As formações mais interessantes são a Balanced Rock (bem na entrada do parque, onde uma pedra grande está sustentada por uma base estreita, parecendo equilibrar-se), as Três Graças (três morros finos, em forma de lâmina, e perfeitamente paralelos), a Catedral (uma formação cônica de cerca de 50 m de altura) e a Kissing Camels (duas pedras no alto das formações que parecem cabeças de camelo se beijando).

No Centro de Visitantes há uma exibição sobre a formação das Rochosas que vale a pena ver. Sobre a tela projeta-se um filme mostrando a separação dos continentes, a formação de montanhas na era glacial, sua evolução e o movimento das placas tetônicas que criaram as rochosas. Depois, a colonização da região.

Enquanto isso, abaixo, um painel iluminado vai identificando o que se vê na tela. É um jogo complicado acompanhar duas coisas ao mesmo tempo, mas o resultado é excelente. Tudo isso temperado com um jogo de luzes e sons. Realmente vale a pena.

Do belvedere do Centro se tem uma bela e abrangente visão do parque e suas formações.

Para quem gosta de compra, dentro do parque há um Trade Posting construído em 1.900 no estilo mexicano, típico da era em que o Colorado pertencia ao México.

Na manhã seguinte, o sol voltou e decidimos ir ao Pike's Peak. Pegamos um trenzinho que leva ao pico, uma composição de três vagões que vai subindo pelo meio de gargantas estreitas, povoadas de pedras enormes, ao lado do córrego Minnehaha (leia-se main-rá-ra). Naquele dia, porém, o comboio não pôde ir até lá em virtude do excesso de neve.

O trajeto é curioso. No início, nada extraordinário porque a terra é árida, rochosa, nascendo pouco mais que árvores e tufos de grama. Em alguns pontos se vê, lá em baixo, o Jardim dos Deuses, Colorado Springs, Manitou Springs, etc. Todavia, em pouco tempo ele começa uma subida tão íngreme que os passageiros do primeiro vagão ficam num desnível correspondente a 3 andares de um prédio em relação aos passageiros do último vagão.

A paisagem se abre. De lado a lado, um tapete de neve. À frente um lago grande e um pequeno no meio das árvores. Ao fundo o vale, a paisagem que descrevi (Jardim dos Deuses, etc.). Daqui se avista Kansas City, a mais ou menos 500 milhas de distância (cerca de 900 km). Lá fora, um vento violentamente forte e frio. O trem parou no sugestivo Windy Point a 3.697 metros e voltou.

Conosco ia uma excursão de galeses. Puxei conversa com ele. No início foi difícil entender o sotaque, mas depois o papo começou a fluir. Ele ficou interessado, caçou um pedaço de papel e não sossegou enquanto eu não fiz um esboço das coisas bonitas para ver no Brasil.

Nas laterais da ferrovia, mais de dois metros de altura de neve.

Na volta, visitamos o Buffalo Bill Wax Museum. Bem fraquinho, um grande salão com figuras do Velho Oeste, a maioria das quais nada parecia com as fotos e desenho deles. Várias placas tinham incorreções.

Segue Cañon City ...

Índice dos Estados Unidos



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.