ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

AMÉRICA DO NORTE - Estados Unidos - Arizona

Nogales

De Tucson caminhamos para Nogales, na fronteira com o México. À esquerda e à direita, altas montanhas nos acompanham.

No caminho paramos na missão de San Xavier del Bac, conhecida como a Pomba Branca do Deserto, em razão de sua cor alvíssima em meio à planície.

Dentro há mais comércio que religião. À frente existe um morrote com uma escadaria alta e do alto se vê como é bonita a paisagem.

Mais ao sul, no Tumacacori National Historical Park, outra igreja jesuítica, a de San Cayetano de Tumacacori, na margem leste do rio Santa Cruz, fundada pelo padre jesuíta Eusebio Kino em 1691. Após a expulsão dos jesuítas pelo rei Charles II, em 1767, os franciscanos ocuparam a missão, com o objetivo de catequizar os Pimas. Nesse ínterim a construção da igreja ficou suspensa. Em 1828 os franciscanos foram obrigados a deixar a missão por decreto mexicano.

Em adobe, pouco resta da construção original. Dá para passear em alguns átrios que sobraram. Depois do Centro de Visitantes, se entra num pátio grande, onde estão as construções. Ao fundo um cemitério antigo, que foi murado e serviu por alguns anos de curral aos vaqueiros mexicanos.

Mais ao sul fomos ver Nogales, igualmente superprotegida, porque do outro lado está a também Nogales mexicana. Já era tarde e chovia muito, e só deu para ver que a cidade não era muito rica. Lembrava uma cidade brasileira.

Segue Tombstone ...

Índice dos Estados Unidos



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.