ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

AMÉRICA DO NORTE - Estados Unidos - Nova York

Nova York (parte 2)

Empire States

O Empire State fica a meio caminho entre o Central Park e o centro financeiro de Manhattan. O belvedere fica no 86º andar e dele se vê a ilha Manhattan e arrabaldes a seus pés. Sua construção é tão sólida que em 1945, em meio a uma cerração, um avião bombardeiro B-25 atingiu em cheio o 79º andar, matando 14 pessoas, mas não afetando a estrutura do prédio.

Perto de Empire States fica outro edifício que é símbolo de Nova Iorque: o Chrysler Building, em estilo conhecido como art deco e com 77 andares. Também nas proximidades está o Citicorp Center, de 79 andares, com torres adaptadas para receber e estocar energia solar.Rockfeller Center

Também nessa área está o Rockfeller Center, um conjunto de prédios que já foi muito famoso. Seu ponto alto é uma praça onde se realizam eventos e que no inverno serve de pista de patinação.

A catedral de St. Patrick é a sede do bispado de Nova Iorque. Esta igreja representa a irlandade no imaginário dos descendentes de oriundos da Eirin (Irlanda), principalmente porque o santo é o patrono daquela ilha. No subsolo da nave está a cripta, com os despojos dos bispos da cidade.

Na mesma avenida fica a sinagoga de Emanu-El, a maior do país, cujas origens se remontam ao século XVII, quando judeus brasileiros fugiram de Pernambuco para Nova Iorque ao fim do governo holandês de Nassau. Foi a primeira leva de judeus que chegou nos Estados Unidos. Hoje a colônia é tão grande que o sistema financeiro, a imprensa e o cinema estão em mãos deles. Assim se explica que mais de meio século depois, o ódio ao nazismo ainda siga firme e que as notícias de Israel sejam quase obrigatórias na imprensa e televisão local.

Prédio da ONU

Nessa zona fica também o Radio City Hall, a maior sala de cinema do mundo, com 6 mil assentos, onde volta e meia grandes artistas vêm se apresentar. Quando eu estava lá, se anunciava a vinda de Ringo Starr para uma apresentação.

O edifício da ONU parece o prédio central do Correio, em Brasília. Sua arquitetura foi um projeto comum de Le Corbusier e Oscar Niemeyer. Tem 39 andares e, naturalmente, a segurança lá dentro é muito reforçada e só se entra para visitas numa excursão com guia.

A principal estação de trens de Nova York é a Grand Central, cuja arquitetura lembra a da Estação da Sorocabana, em São Paulo, embora muito maior. De lá saem várias linhas locais de trens (commutes), que servem as áreas ao redor de Nova Iorque e também o metrô tem lá uma estação.

Outro ponto interessante na zona central da ilha de Manhattan é a Penn Station, um complexo que abrange as estações de trem e de ônibus no subsolo e o Madison Square Garden, local das principais lutas de boxe da cidade, em sua parte superior. Daqui saem os trens e ônibus interurbanos e interestaduais.

Twin Towers

Twin Towers em chamas

Saindo das Twin Towers (oficialmente World Trade Center) há o World Financial Center, um conjunto de prédios lindíssimos, muito novos e arrumados. São também de mármore, alumínio e vidros, aos quais se chega por passarelas elevadas sobre as ruas. Tais passarelas são também de mármore e vidros e nelas escadas rolantes reduzem o esforço dos preguiçosos. Nesses prédios funcionam as principais corretoras americanas.

Também é interessante visitar o City Hall, a prefeitura local, cujo prédio tem alta torre em forma de cúpula, que se ilumina à noite, criando um efeito muito bonito.

Ali perto estão duas capelas do século XVII: a capela de St. Paul e a Trinity Church.

interior da Saint Paul Chapel (à direita, o banco da família Washington

A capela de St. Paul é de 1766 e em seu interior está conservado o banco que George Washington e sua família usava para assistir ao culto. Também Thomas Jefferson era paroquiano de St. Paul. Atrás dela há um antiqüíssimo cemitério, com lápides do século passado e anterior.

Trinity Church vista da Wall Street

A igreja da Trindade (Trinity Church) foi construída em 1846 sobre as bases de duas outras igrejas mais antigas. Ela só é visível da Wall Street, pois fica espremida entre os altos edifícios do centro financeiro. Esta igreja tem o mais antigo cemitério da cidade (1681) em sua volta.

 

Segue Nova York ...

Índice dos Estados Unidos



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.