ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

AMÉRICA DO NORTE - Estados Unidos - Arizona

A Reserva de Tonto

Quase em frente à represa o mais estranho dos pueblos: o da reserva de Tonto. Lá no alto, nas encostas das montanhas, em buracos grandes cavados na pedra casa de 16 ou 17 cômodos abrigavam um conglomerado humano. As paredes eram praticamente verticais e os índios tinham de subir por escadas feitas de longos troncos de árvores.

As pés da montanha eles faziam suas lavouras de milho, squash (uma espécie de abóbora), feijões e outros cereais, irrigadas com água do rio.

Ali viviam os "Tonto", subgrupo dos hohokan entre mais ou menos 850 d.C. e 1150 d.C. Depois deles vieram um povo com habilidades agrícolas, que ficaram até os anos 1.400-1.450.

Do alto se avista a planície com a represa lá embaixo. A subida é difícil, íngreme e sob o sol escaldante por uma trilha asfaltada e com placas mostrando a flora da região e uma ou outra informação sobre o "pueblo".

O "pueblo" tem 3 "andares", isto é, três níveis de quartos. Nos quartos eram deixados buracos no alto das paredes e ali enfiados troncos de árvores, que cobertos de barro iriam formar o chão do andar superior. Simples e funcional.

Cruzamos o Fish Creek e entramos num canyon povoado por milhões de saguaros, em direção a Globe. Alguns washes longos e secos: Pinto Creek e outro perto de Claypool.

Segue Tucson ...

Índice dos Estados Unidos



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.