Passamos por várias cidadezinhas criadas na época da febre do ouro, na faixa de terra conhecida como Mother Lode: Fiddletown (assim chamada porque os missourianos que a fundaram em 1859, mais ou menos, viviam tocando rebeca - fiddle - enquanto esperavam o tempo das chuvas para plantar. Hoje só há dois ou três prédios da época e não há ninguém que saiba informar algo no povoado).
Outra é Dry Town (o FROMMER'S disse que o nome vinha de uma Lei Seca que teria vigorado por lá, mas a verdade é que o rio secava a maior parte do ano). Nessa cidade em 1855 houve um massacre no bairro Rancheria, onde inúmeros mexicanos que lá viviam foram massacrados por alguns americanos que chegaram à procura de ouro.
Uma parada em Sutter's Creek só para almoçar e ver alguns edifícios da época da descoberta do ouro . Daí para Stockton e San Francisco. Entre estas últimas cidades, há uns morros cobertos de milhares de cataventos.
A paisagem dessa região é bem mais bonita, com várias lavouras, mas a preservação histórica é mais pobre.
Segue Phoenix ...
Índice dos Estados Unidos
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.