ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

AMÉRICA DO NORTE - Estados Unidos - Arizona

Verde Valley

Seguimos viagem e logo começamos a subir a Mingus Mountains. O carro resmungou, quase ferveu o motor, trocou freneticamente de marchas. Passada a serra, se vê o Vale Verde (Verde Valley). É uma planície muito ampla. Enorme.

Nele está o Monumento Nacional do Castelo de Montezuma, assim chamado por espanhóis que supunham que o chefe asteca tinha fugido para o Arizona.

Entra-se pelo Centro de Visitantes e pelos fundos se sai em um descampado. Nestee sítio viviam os índios hohokan, que chegaram ao vale por volta do ano de 600 d.C. Depois vieram os sinagua (sem água, em espanhol), do grupo conhecido genericamente como anazasi, talvez astecas, que se mudaram para o vale por volta do ano de 1.125 d.C.e adotaram o sistema de irrigação dos hohokan e construíram habitações nas encostas das rochas.

Esse Monumento são as ruínas de habitações desses índios. No descampado, à esquerda de quem entra no Monumento corre o rio, às margens do qual os anasazi faziam suas plantações de milho, abóbora, feijão etc. À direita, lá no alto, cavada na parede do morro, uma reentrância na qual os índios construíram suas habitações em adobe. Chegavam ao alto em escadas feitas de troncos de árvores. Eram várias, cada uma apoiada sobre um patamar cavado no morro.

Nas ruínas ainda se percebe a grandeza das construções. No Castelo A são 45 aposentos feitos em adobe na encosta da rocha, divididos em 6 andares. Ao pé do morro outras ruínas, com 12 salas.

Estes índios sumiram como que por encanto por volta de 1.400 d.C., sem deixar rastro.

Visitamos o forte de Camp Verde, mas ele já está totalmente reconstruído.

Segue para Jerome ...

Índice dos Estados Unidos



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.