ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

AMÉRICA DO NORTE - Estados Unidos - Idaho

White Bird

O terreno começa a se elevar muito abruptamente assim que se passa na ponte sobre o córrego White Bird. Essa ponte é considerada uma maravilha da tecnologia e se eleva a muitos metros acima do vale, com um grande vão.

No meio da subida, uma placa mostra como foi a batalha de White Bird, no vale à frente, lá em baixo. Nessa batalha os soldados foram atrás dos índios Nez Perce que estavam numa aldeia onde hoje é o vilarejo de White Bird (ao pé da ponte que falei atrás). Os índios vieram parlamentar com os soldados (alguns apenas fazendeiros da região, sem treino militar), mas um deles, por medo ou raiva, atirou. Começou uma batalha em que os soldados foram escouraçados e perderam muitos homens, enquanto nenhum índio foi morto. Os nativos inclusive perseguiram os soldados por cerca de 10 milhas.

Anos depois, o cadáver de um soldado foi encontrado e enterrado ali mesmo. Um marco foi erigido no local.

Há uma trilha que não recomendo, pois é muito íngreme e cheia de curvas. Leva do topo do morro à vila de White Bird.

A estrada segue pelo vale do Salmon. Sobe-se a montanha coberta de pinheiros e depois dela uma planície de terras pretas, toda plantada. Ao fundo, Grangeville.

Quilômetros depois paramos em Grangeville para ver as ruínas do forte que existia em Mount Idaho, na US 14, escondidas entre as árvores e não há indicação. Tivemos de perguntar ali perto. Dela só existe um marco em memória do cap. Randall, que ali lutou contra os Nez Perce em 1877.

Segue Clear Water ...

Índice dos Estados Unidos



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.