Deixando o centro das Badlands, saímos por Potato Creek para Wounded Knee, onde há alguns anos os índios entraram em pé de guerra com os brancos. Em 1890 ali houve um massacre, onde a cavalaria americana assassinou mais de 150 índios. Foi a última vez que os soldados atacaram índios.
Numa colina, nos fundos de uma igreja há um monumento escrito na língua deles, em homenagem aos mortos. Alguns nomes são reconhecidos.
Pouco antes, uma placa indica mais ou menos onde o chefe Pé Grande se rendeu. Eles foram levados para uma pradaria e, enquanto os soldados procuravam por armas escondidas, o pajé exortava os bravos a lutarem, pois o escudo de guerreiro os protegeria das balas dos soldados.
De repente, um tiro. Não se sabe quem disparou e por quê. Os soldados abriram fogo, inclusive matando companheiros seus. Alguns índios tentaram fugir do inferno, mas foram seguidos e mortos. Inclusive mulheres e crianças desarmadas.
Não espere uma cidade ou Visitor Center no local. Aquilo não passa de um amontoado de casas.
Na volta tomamos uma autêntica "supper" americana, seguida de uma sessão de música caipira, gospel e rock. Conhecemos uma família simpaticíssima. O cunhado do casal era paulistano. Mundo pequeno!
Apenas para registro, em Rapid City estava tendo um campeonato infanto-juvenil de futebol. É impressionante como esse esporte vai se tornando popular por aqui.
Segue Pierre ...
Índice dos Estados Unidos
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.