ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - França - Nova Aquitânia

BORDEAUX

Tivemos alguma dificuldade em chegar ao centro, mas no fim deu tudo certo.

Bordeaux é grande. Seu centro histórico foi revitalizado e é muito bonito. Estacionamos na Cours Victor Hugo, pequena Casbah francesa. Se ouve árabe em todos os cantos.

Ela é cortada pelo rio Garonne, muito largo.

Por todo canto e a todo instante, a cidade é cortada por bondes moderníssimos.

Começamos a visita pela basílica de São Miguel, que estava fechada. Defronte fica sua agulha, uma torre isolada, de 160 metros de altura.

Dali fomos seguindo a beira-rio pela calçada da cidade. Entramos pela porta Cailhau. Ali ficava o castelo, hoje demolido, dos duques de Borgonha. No caminho, visitamos a igreja de São Pedro.

Seguimos até a praça do Palais de la Bourse. Uma área muito ampla, circundada pelos edifícios da bolsa (de mercadorias?). No centro, uma fonte em metal negro.

Defronte à praça, já para o lado do rio, o Mirroir d' Eau, um espelho de água onde as crianças se divertem correndo sobre ela.

Enveredamo-nos pelas ruelas até chegar ao Cours du Chapeau Rouge. Dali ao Grande Theâtre. Outra área muito ampla, povilhada de caros barzinhos com esplanada.

Fomos ver a Esplanade des Quincones. Meio decepcionante. No mapa é área verde, mas em verdade, uma área acascalhada, onde numa ponta há u'a majestosa ponte, o Monument aux Girondins.

Caminhamos para a igreja de Saint Seurin (São Severino). Nela foi encontrada uma cripta com túmulos dos séculos IV d. C. até alguns mais recentes. Achadas também algumas ânforas, que eram usadas no sepultamento de crianças. A cripta é visitável e paga.

A igreja em si é sóbria e, como de hábito, grande.

Encerramos a visita pela catedral de Santo André. Grande, tem um aspecto único das que até agora vimos. Seu claustro começa do transepto para abside, quando nas outras, ele começa na nave principal.

Segue para Lascaux ...

Índice da França



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.