ícone carta
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - França - Pays-de-la-Loire e Centro

CHARTRES

Dia 4 partimos para Chartres, nossa última cidade a ser visitada neste périplo.

A catedral é visível de longe, antes mesmo de se entrar na cidade, pois a região é bem plana.

A cidade é agradável, com ruas tranquilas para o trânsito.

Nosso hotel ficava defronte a Gare de Chartres. Por isso, uma tarde fui visitá-la, mas em poucos minutos veio o funcionário avisando que iria fechar a estação e pedindo para que eu saísse.

Em Chartres há um centro medieval em torno da igreja. Mas ele é pequeno.

A catedral infelizmente estava em reformas e não foi possível vê-la em sua inteireza. Dizem que tem o conjunto mais lindo de vitrais da França. De fato, são muito coloridos e bonitos.

O coro e a nave principal já foram limpos e arrumados, de forma que ali a igreja contrasta com sua parte medieval, escura e com as figuras arruinadas.

Atrás do altar principal está o sarcófago de São ______, uma espécie de jazigo capela, rodeado pelas figuras dos duques e condes que reinavam na França, alguns deles bispos.

Um senhor, funcionário da igreja, puxou conversa em inglês e me perguntou de onde eu era. Diante da resposta, disse que não sabia espanhol. Eu dei uma de joão-sem-braço e disse que eu também não sabia, e que falava português. Ele deu uma consertada de mestre, dizendo que sabia, mas que quando se fala em português na França, se pensa logo em Portugal.

De qualquer modo me explicou que as pedras das figuras que ornam as paredes em torno do túmulo do santo eram brancas e não coloridas e que não eram de mármore, mas de pedras da Borgonha, da região e do Vale do Loire. Só a imagem de N. Sra. atrás do altar é de mármore.

As rosáceas são os objetos mais fotografados. Segundo os guias, são do século XII.

Saímos da catedral para ver a igreja da abadia de Saint Pierre, já junto aos muros do burgo. Ela é simples, sem grande ornamentos ou pinturas ou quadros. Apenas junto ao altar há duas placas que contam um pouco sobre os fundadores da igreja.

Elas dizem:

Enquanto copiava a segunda das placas, veio o sacristão me pedindo para sair porque precisava fechar a igreja e ir para a catedral, onde iria haver um espetáculo musical.

Duas expulsões em um só dia!!!  hihihi

À noite fomos ver o espetáculo Chartres en Lumière. São 21 pontos na cidade em que jogos de luzes são projetados sobre edifícios importantes da cidade.

Assistimos primeiro ao da fronte da catedral. Inimaginavelmente lindo! Ainda mais bonito que o da catedral de Reims.

Figuras de santos em cores sugerem uma primeira capela. A seguir, bonecos saltimbancos vão construindo os vários elementos da igreja: fronte, colunas, arcos, pedestais, santos ...

Ele dura uns 20 minutos e é repetido de tempos em tempos. A seguir fomos ver a projeção sobre o portal norte e sobre o portal sul. Neste, a precisão com que são coloridas as barbas, os chapéus, os cabelos, as túnicas de cada uma das centenas de figuras é algo de cair o queixo.

Sobre o Palácio Episcopal, hoje museu de Belas Artes, são mais duas projeções.

Depois fomos assistir a outra projeção, agora sobre o _______________. De início, usam as árvores verdadeiras para dar a ideia de que estão pegando fogo. Em seguida, o palácio é "reconstruído" pelos jatos de luz. Até que fica todo pronto e aí começa a dança de figuras geométricas sobre ele.

Segue para Paris ...

Índice da França

Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.