No dia 9 fomos conhecer mais um santuário mariano. A vila de Lourdes está junto às primeiras montanhas pirenaicas. É guardada por um castelo incrustrado no alto de uma colina.
A cidade é cortada pelo rio Gave, que vem dos montes numa correnteza forte. Uma pequena barragem faz dele um rio de águas turbulentas. Certamente são gélidas as suas águas.
Num dos extremos da vila, o gigantesco pátio que acolhe os peregrinos à basílica de N. Sra. do Rosário, um edifício construído aos pés do rochedo, com uma capela no topo do mesmo. Escadarias levam da basílica à capela. E lateralmente. caminhos curvos e largos permitem o acesso aos deficientes físicos;
Na capela do alto há uma sala com relíquias de Santa Bernardete Soubirous.
Num dos lados do rochedo fica a Gruta dos Milagres, ou Gruta de Massabielle, onde Nossa Senhora da Imaculada Conceição apareceu a Bernardete 18 vezes.
Havia muitas pessoas com problemas de diversos gêneros ali. Aqui e ali se ouviam gritos de pessoas com problemas mentais. Um grupo grande de irlandeses, a maioria bem velho, vinha puxado por mocinhas e rapazes sobre riquixás.
Visitamos também a casa onde ela nasceu, um moinho onde o pai trabalhava até a ruína da família. Nesta casa, ambos os pais de Bernardete morreram.
Na volta tentamos ir ao Val d' Arán, mas iria ficar muito tarde, pois fomos dirigidos pela Sirineide para St. Gens, antes de rumarmos para o sul.
Dia 10 de junho. Após visitarmos a igreja dos Jacobinos, fomos para Albi.
Segue para Albi ...
Índice da França
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.