ícone carta
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - França - Occitânia

ROCAMADOUR

Fomos conhecer Rocamadour, ou Roca de Amador. É um vilarejo que parece colado nas paredes de uma falésia gigantesca. Um vilarejo medieval está sob a basílica de Saint Sauver, conjunto composto por algumas capelas, sendo a maior ao lado do sarcófago cavado na pedra, onde foi encontrado o corpo incorrupto de Santo Amadour.

Aparentemente os franceses não engoliram muito bem a história da "descoberta" do túmulo de São Tiago em Compostella, na Espanha, e procuram criar seus próprios locais de peregrinação. Mas até o momento sem a mesma fortuna.

Antes de entrar na vila, tomamos um sorvete local. O meu de uvas com rum e o da Mithiko de nozes com amêndoas. Divinos! O sorveteiro disse que nosso francês era muito bom e elegante. Mas compramos só um sorvete cada.

Na basílica, o púlpito tem formato de um barco. Alusão a um dos milagres do santo. Ai também estão a capela de N. Sra. de Rocamadour, a capela de São Miguel e a capela de São João Batista.

Em alguns lugares da basílica, troncos de meio metro de altura vêm ao lado de uma caixa de taxinhas e de um martelo. Por uma quantia (acho que um euro), você pode pegar uma taxinha e pregar no tronco.

Uma escadaria conduz da vila à basílica, a Escadaria dos Peregrinos, a ser subida de joelhos.

Do outro lado da basílica, um caminho tortuoso sobe ao castelo e em seu trajeto há capelinhas para cada uma das Estações da Paixão.

Um elevador sobe da vila à basílica e um funicular vai da basílica ao castelo. Ambos cessam de funcionar pouco antes das 7 a tarde.

Na subida do funicular, começamos a conversar com um casal, que depois de se surpreender de onde éramos, contou que vinham do País de Gales. Novamente, se surpreenderam quando dissemos ter rodado o país deles. Quiseram mais detalhes sobre os lugares e listamos alguns. Em deboche, eu contei que até em Llangollen (cidade de nome difícil de se pronunciar). Riram. E disseram que nosso sotaque em inglês era muito bom. Deve ser porque falei Llangollen.

No funicular, eu confirmei com a moça se fechava às 7 e ela concordou. Eu perguntei a ela se poderia descer voando. E olhou sério: "se o senhor quiser ...         ". E quando me deu o troco, emendou sorrindo: "bon vol!".

O castelo não é mais um castelo, mas apenas uma área protegida. Nela há outra igreja e por 2 euros, você pode ir ao promontório. Lá encontramos o galês sozinho. Ele comentou: "it's terrifying!".

Perguntei se a esposa tinha voado embora e ele fez sinal de tê-la jogado de lá.

De fato, a visão do promontório é terrível. O lugar é muito alto e fixado para fora do penhasco. É como se você estivesse no ar.

Jantamos em Rocamadour, junto a dezenas de turistas ingleses, que pareciam estar hospedados num hotel à frente do restaurante. E voltamos por Couzou, onde uma raposa assustada cruzou a estrada à nossa frente. Passamos por um sem-número de cidades bonitas no caminho.

No dia seguinte, Sirineide estava de TPM. Só porque eu não segui uma de suas orientações, ela nos levou por caminhos que deveriam ser apenas pistas de ciclismo. Em uma delas, ficamos respeitosamente atrás de um velho ciclista, até que ele se irritou e nos mandou ultrapassar. É há franceses que não gostam de gente à frente e nem atrás deles. Acho que preferem longe deles.

Além disso, estávamos indo para Lascaux e quando nos demos conta, Sirineide nos estava conduzindo para Bordeaux. Tá bom! Vamos lá!

Segue para Bordeaux ...

Índice da França

Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.