ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - França - Bretanha

SAINT-MALO

Dia 15 de maio. Dia de ir à praia: Saint-Malo.

Errei o caminho porque o GPS não queria que eu seguisse as setas de indicação. Por ruas estreitas fomos para Saint Sauvan, hoje parte da cidade de Saint Malo. Paramos junto à Torre de Solidor, Subimos à praça onde ficam as ruínas da igreja de São Pedro, que foi edificação desde os tempos celtas.

Percorremos o promontório à frente da baía de Saint Malo. Pelo caminho um bom número de casamatas de ferro maciço e suas cicatrizes testemunham a dureza da batalha que ali aconteceu durante a II Grande Guerra.

Cerca de uma hora depois pegamos o automóvel para a cidade murada, o Intra Muros, como ali se chama. Muita gente nas ruas. Os estacionamentos lotados. Tivemos de ficar esperando uma vaga. Por fim, pudemos deixar o carro e entrar na vila.

Muita gente nas ruas. Eram pouco mais de duas horas da tarde e tivemos dificuldades em achar um restaurante aberto para almoço.

Percorremos as ruas medievais da cidade. Visitamos a catedral de São Pedro, onde estão enterrados Duguay-Trouin, pirata que assaltou o Rio de Janeiro em 1711, e Jacques Cartier, descobridor da foz do rio São Lourenço e, daí, do Canadá.

Passeamos pelas torres, de onde se vê a praia e as ilhas Grand Bé e Petit Bé. A Grand Bé é ligada à praia por um caminho calçado que fica submerso na maré alta. Nela está o túmulo do escritor Chateaubriand, que quis com isso que o vento espalhasse suas palavras.

Há diversas outras ilhas, muitas tomadas por pequenas fortalezas protetoras da baía.

E tome vento! É frio e o sol mal nos aquece. Umas meninas brincavam de esperar as ondas molharem seus pés e davam gritos agudos pelo gelo da água. Mas não paravam a brincadeira. Um grupo jogava uma bola oval de um lado para outro.

Ficamos admirando a paisagem até o fim da tarde.

Segue para Brocéliande ...

Índice da França



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.