Em Carlisle, na Cumbria, fica o castelo onde a rainha Mary da Escócia ficou presa por dois meses em 1568. A tradição conta que o lamento de um soldado escocês aprisionado no castelo, ao se despedir de sua namorada antes de sua execução, deu origem ao enigmático estribilho da tradicional canção Banks of Loch Lommond:
Ye'll take the high road
And I'll take the low road
And I'll be in Scotland afore ye
Os edifícios do forte são quase todos dos dois últimos séculos, exceto uma bateria em forma de meia-lua dentro do fosso, que é de 1542, o prédio residencial ( o "keep"), de 1122, e a Torre do Capitão, de 1160.
O castelo proveio da fortificação romana de Luguvalium, que em 685 estava em poder dos britânico-saxões quando S. Cuthbert visitou Carlisle. Visava proteger a sempre violenta fronteira com a Escócia.
William II (Rufus) esteve em 1092 em Carlisle com um grande exército para retomar o poder normando sobre a região após um ataque dos escotos. Restaurou a cidade e mandou construir o castelo. Depôs Dolfin, filho de Gospatrick, que havia administrado o condado, e ali assentou camponeses.
Do forte de Rufus não sobrou traço, mas Henry I, irmão e sucessor de Rufus, mandou refazer o castelo com paredes de pedras. Desse trabalho sobrou o "keep" que hoje existe no castelo.
No período anárquico que se seguiu à morte do rei Stephen, Carlisle e a Northumberland ficaram nas mãos dos escoceses e do rei David I. Esse rei morreu em Carlisle, em 1153 e foi sucedido por Malcom IV, que perdeu a região para o soberano inglês Henry II em 1157. Malcolm morreu em 1165 e foi sucedido por William I, o Leão, antigo conde de Northumberland antes de a região ser retomada pelos ingleses.
Em 1173 os escoceses se aproveitaram das disputas sucessórias em Londres e invadiram de novo o norte da Inglaterra. Carlisle foi sitiada, mas seu governador Robert de Vaux suportou o assédio até que os escoceses desistissem de tomar o burgo e se retirassem.
O rei William da Escócia foi capturado pelos ingleses em 1174 e o território uma vez mais voltou a ser inglês. Em 1296 os escoceses de William Wallace e Robert Bruce voltaram a ameaçar o norte da Inglaterra. Mas o castelo de Carlisle resistiu uma vez mais e se tornou a intendência do rei Edward I em sua campanha para invadir o sudoeste da Escócia. O "keep" foi transformado em prisão.
O castelo é um edifício cúbico de 4 ou 5 andares. Uma larga escadaria leva ao topo. Os andares são feitos de grossas tábuas pregadas sobre enormes travas de madeira que se fincam em buracos nas paredes do edifício. Há nas paredes esculturas feitas por prisioneiros no século XV: São Jorge, dragões, golfinhos, um leão coroado ...
Em 1315 Robert Bruce atacou o castelo, mas os seus 500 ocupantes e a chuva torrencial afastaram os escoceses.
Por esses anos o território da fronteira entre a Inglaterra e a Escócia era dominado pelos Border Reivers, assaltantes profissionais a soldo dos senhores da terra, de lado a lado da fronteira. Provenientes de todas as classes sociais, os reivers assaltavam, emboscavam, chantageavam a torto e a direito. Eram cruéis e impiedosos em suas ações. Por causa deles os estranhos eram muito mal vistos e mal recebidos na região. Ninguém ousava viajar à noite. Era uma gangue altamente profissionalizada que introduziu no mundo a figura da "venda de proteção", depois usada pela máfia em Chicago. A Tullie House, em Carlisle, mostra um pouco dessa gente.Com os séculos, a região foi se tornando mais tranquila.
No castelo há uma exposição sobre os jacobitas e os Stuarts, dinastia inglesa de origem escocesa (Steward). O rei James IV da Escócia se casou com Margaret Tudor, filha do rei Henry VII da Inglaterra. Eles foram avós de Henry Stewart, marido de Mary da Escócia (por sua vez, neta de James IV). Estes tiveram James VI, que com a morte de Elizabeth I se tornou também James I da Inglaterra, unindo os tronos inglês e escocês sob a dinastia dos Stuarts. James teve os netos James II e Mary (casada com William II de Orange). James II foi deposto em 1688 por ser católico. Em seu lugar assumiu o trono William III de Orange, filho de Mary e William II. Charles Edward, neto de James II, tentou recuperar o trono para seu pai James Edward (a chamada causa jacobita). Para tanto, desembarcou na Escócia, onde conseguiu o apoio dos clãs locais, nacionalistas e desejosos de separar-se novamente do trono inglês.
Para os escoceses, Charles Edward se tornou o Bonnie Prince Charles, personagem ainda hoje reverenciado nas Terras Altas. Mas o Bonnie Príncipe Charles foi derrotado na batalha de Culloden (ver verbete), retirou-se para a ilha de Skye, de onde fugiu para a França vestido de mulher e com a ajuda da heroína escocesa Flora MacDonald. Muitos dos jacobitas foram levados ao Castelo de Carlisle e lá julgados e executados.
Uma atração extra é um moinho para grãos movido a jumento. Algo inusitado no Reino Unido. Trata-se de uma enorme roda (como uma roda d'água sem as caçambas). O animal é introduzido na roda e à sua frente é colocado uma "isca". À medida em que o jumento anda, a roda gira e aciona as engrenagens que vão moer os grãos.
O Centro de Informações da cidade fica numa praça-calçadão enorme e linda. A maioria das construções na cidade é marrom e sóbria, algo triste.
Igualmente imperdível é a catedral local, que uma senhora que lá trabalhava como voluntária declarou ser a segunda maior do mundo. Quando falei da Basílica de Aparecida, ele deu a entender que nunca havia ouvido sobre ela.
Segue para As Muralhas de Adriano ...
Índice da Inglaterra
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.