Dover é outra cidade marítima do sul da Inglaterra. O local esteve sob dominação romana de 43 a 420 d.C., sob domínio dos jutos de 450 a 550, saxões de 550 a 1066, normandos de 1066 a 1200 e inglesa daí em diante. Na entrada da cidade fica o porto das barcaças para Calais, na França, o Hoverport.
Uma estrada longa (coisa rara) desce em direção ao mar. Ao fundo, enormes balsas e iates. Quando se chega ao nível do mar, à direita está um barranco alto, branco como giz e, no topo dele, construções romanas e medievais.
Os penhascos de cal (aqui chamado de chalk, giz em inglês) vão acompanhar a costa até perto de Chichester.
Algumas das atrações no centro da cidade são a Casa Romana Pintada e a capela de Santo Edmundo.
Castelo de Dover
Uma outra atração maior da cidade é o Castelo de Dover, no topo de uma colina.
Ao lado do castelo estão a igreja saxã de Santa Maria (do século IV) e um farol do tempo dos romanos.
À frente se descortina o Canal da Mancha. Balsas e iates chegam e saem rumo ao continente. À esquerda, longe, o paredão de calcário branco. Esse paredão vai seguindo pela costa inglesa até a Cornualha. Explica-se que quando a África se expandiu, ela ergueu os Alpes e Pirineus na Europa e a Inglaterra. Um outro mapa mostra a Inglaterra indo do Equador para o Polo Norte, ao longo dos zilênios.
Segue Hastings ...
Índice da Inglaterra
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.