ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Inglaterra - East Sussex

Pevensey

Forte de Pevensey

Pertinho de Hastings está Pevensey, onde verdadeiramente se deu o desembarque dos normandos na Inglaterra.

Para proteger as costas leste e sul da Inglaterra dos ataques dos saxões, uma série de fortes foi construída entre 280 e 340 d.C.

Pevensey foi um deles. Esse era chamado Anderita e ficava na foz do rio Ashburn. Seus muros estão quase encobertos por terra trazida pelo vento. Ele ficava à beira mar na época dos romanos, porém com o tempo o mar recuou e hoje o forte fica a razoável distância.

A região não era habitada por ocasião da chegada dos romanos, segundo os relatórios militares e as escavações ali levadas a cabo. No interior dos muros do forte só foram encontrados indícios da existência de cabanas de madeiras. Quando os romanos se foram, o forte continuou sendo usado pelos britânicos e ali ficou uma ativa comunidade comercial, segundo evidenciam as escavações arqueológicas. Há um relato na Crônica Anglo-Saxônia de um massacre de britânicos pelos saxões naquele forte em 491. Nada mais se fala do forte até a invasão normanda.

Entrada do forte

Os normandos construíram seu castelo dentro da enorme área cercada do forte romano. O castelo normando éigualmente grande, rodeado de fosso, com torres redondas imensas nos cantos. Cada torre foi restaurada e assoalhada, tal como devia ser no passado. O assoalho é assentado sobre travessões fincados nas paredes de pedra e largas escadas permitem ascender aos andares mais elevados. De dentro da torre se tem a visão que os antigos defensores da fortaleza tinham.

O forte foi dado a Robert, conde de Mortain, meio-irmão do Conquistador. O castelo passou de mãos em mãos, em meio ao turbulento período que se sucedeu. Foi também alvo de vários cercos. O rei Jaime I da Escócia ficou prisioneiro no castelo em 1406. Também a rainha Joana de Navarro ali esteve prisioneira, acusada de bruxaria por seu enteado Henry V.

torreão do forte
interior do forte e muralha romana
fosso e castelo normando
 
   

 

Com a regressão do mar, o castelo foi perdendo a importância até ser abandonado como moradia na época dos Tudor. Seu último uso foi durante a ameaça da Armada espanhola.

igreja de Santa Maria

Perto do castelo está a igreja de Santa Maria, que se diz ter sido a primeira construída pelos normandos na Inglaterra, em 1088. Ela é toda em pedra e ao lado está um cemitério Em realidade apenas uma das janelas seria original, mas também não se soube dizer como sabiam disso.

 

 

Segue para Battle ...

Índice da Inglaterra



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.