Sandwich
Perto de Canterbury fica Sandwich, um vilarejo de origem saxônica, onde vivia em 1762 John Montagu, duque de Sandwich, jogador compulsivo que pedia para trazerem um pão com várias coisas dentro, para não ter de se levantar da mesa de jogo. Daí teria vindo o nome de sanduíche.
É uma vila pacata, com poucas acomodações, talvez por estar fora da rota de turismo. O hotel que conseguimos não era nada barato. Também tivemos dificuldades para achar um mercado aberto à noite, onde pudéssemos comprar algo para comer. "Jantamos" um fish and chips. Em menos de uma hora a vila pode ser completamente percorrida à pé.
Estivemos nas vizinhanças da capela de S. Bartolomeu, ao lado da estalagem de mesmo nome, cuja fundação remonta a 1120 d.C. Nesse bairro as casas são de classe média alta e completamente silenciosas. Não há carros andando, pessoas nas ruas, crianças brincando. É tudo calmo como numa fazenda. As casas têm janelas de vidro ao nível da rua. Parece que roubo é um termo desconhecido no local.
O vilarejo é cortado pelo mesmo rio Stour que cruza Canterbury. Junto a esse rio fica o Barbican, um antigo posto de pedágio, semelhante a um arco do Triunfo em miniatura. Nesse ponto, em 1660 o rei Charles II foi ali presenteado com uma barrica de vinho branco. Ao lado o cais, onde hoje só barquinhos de pescadores podem chegar, tão estreito é o rio. Aí também fica a antiga Alfândega. De um dos cantos do cais sai uma passarela acompanhando o muro da cidade, que chega ao local denominado Bulwarks.Tais muralhas foram erguidas a mando de Ricardo II em 1385, para defender a cidade de invasões.
Do cais se vê as torres da igreja de São Clemente, de origem saxã, onde até 1683 se elegia o prefeito da cidade por aclamação. Qualquer um que recusasse o cargo tinha sua casa demolida pelos munícipes.
Na Strand St., muitas das casas têm estrutura em madeira. Nela fica a igreja de St. Mary, erguida pelos normandos sobre um convento saxão. Na King St. se estabeleceram protestantes holandeses e flamengos que chegaram fugindo da perseguição católica que lhes faziam os espanhóis.
O rio Stour é estreito em Sandwich, mercê do assoreamento natural que a região sofreu ao longo dos anos. No tempo dos romanos, era porto de desembarque de tropas e mercadores vindos do continente. Séculos atrás, ele era ainda um estuário marítimo e dele saíam as esquadras que iam atacar a França.
Numa das saídas da cidade está o local onde ficava o Portão de Canterbury. Lá está o Campo da Forca, onde era o local de execução da cidade. Ali, até os anos 1790, os criminosos eram enforcados e as bruxas afogadas.
Richborough
Não se pode deixar de ver as ruínas do Richborough Castle, um forte da época dos romanos, perto do lugar onde as tropas romanas invadiram as ilhas pela terceira vez, em 43 d.C. Nas duas anteriores não se estabeleceram, mas na terceira tentativa construíram um forte enorme (chamado por eles de Rutupia), do qual hoje só restam as muralhas.
Produtores locais foram se instalando ao redor do forte com o intuito de negociar seus produtos com os bem pagos soldados romanos. A propósito, apenas cerca de 48% dos soldados eram realmente romanos, o resto era composto de francos, hispânicos e germânicos. Alguns dos soldados pediam baixa para se casar com as locais e se estabelecer no local, outros apenas tinham filhos com elas. Assim foi se formando um povo romano-britânico.
O forte tinha a superfície de um estádio de futebol. Na época ficava à beira-mar, mas o mar recuou para além da ilha de Thanet. As paredes do forte foram originalmente feitas de madeira e depois (cerca de 85 d.C.) substituídas por pedras quase brancas, trazidas da França, e com a altura de cerca de 8 metros. Hoje o interior do forte está todo gramado. Dentro e fora ainda existem os fossos. Algumas fundações podem ser vistas, inclusive da mansão, do cemitério e de um monumento que havia perto da porta que dava para o mar.
Segue para Deal ...
Índice da Inglaterra
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.