De Salisbury, com destino a Plymouth, via Wilton, se pode ver o super-escondido Old Wardour Castle, perto de Shaftesbury, cujo acesso se dá por estradinhas estreitas, sinuosas e pouco sinalizadas. Um vigia nos contou que um americano levou uma hora e meia para encontrar o castelo, que fica a umas seis milhas da estrada para Shaftesbury.
Ele não era propriamente um castelo. Não tinha muros ou fossos. É o que os ingleses chama de "tower house", ou casa em forma de torre (geralmente de base quadrada), completada por outras construções geminadas.
Hoje só se vê as ruínas do castelo construído em meio a um gramado por John, 5º Lorde Lovel, em 1393.
O castelo fica ao lado de um lago plácido e rodeado por montanhas (The Grove, Highwood e The Hanging) cobertas de árvores. Em seu interior há uma interessante exposição sobre a Guerra Civil de 1643-1644, em que tropas do Parlamento, chefiadas por Cromwell, se levantaram contra o rei.
Quase em frente dele fica uma gruta artificial, construída em 1792 por Josiah Lane. Ao norte está uma miniatura do Círculo de Pedras de Avebury, no qual pedras levantadas formam um círculo rústico, onde ritos religiosos eram realizados. A gruta tem várias alcovas, todas pequenas, nelas cabendo uma só pessoa.
Do lado oposto do castelo está o Gothick Pavilion, um pequeno museu local.
O dono do castelo, o segundo Lorde de Arundell, estava em guerra ao lado do rei, na Guerra Civil de Cromwell, em 1643. No castelo ficaram sua esposa Blanche, seus filhos e os criados.
O líder parlamentarista em Wiltshire, sir Edward Hungerdord, viu nisso a oportunidade de se apossar dos bens do Lorde de Arundell e sitiou o castelo. Blanche, de 60 anos de idade, e os criados resistiram por nove dias ao sítio, mas exaustos, tiveram de se render. Foram mandados presos para a cadeia de Shaftesbury, de onde as crianças foram enviados aos orfanatos em Essex. Curiosamente, o Lorde morreu poucos dias depois da esposa ser presa, de feridas sofridas na guerra.
O castelo foi posto sob a guarda de Edmund Ludlow, enquanto se decidia sua destruição.
Os monarquistas, porém, eram fortes e sitiaram o castelo. Ludlow não quis se render. Durante meses os realistas colocaram minas nas portas do castelo. A vibração causada pelos canhões do castelo detonou uma dessas minas. Dez portas e duas das torres hexagonais foram destruídas. O primeiro andar, onde Ludlow estava, foi muito danificado e três homens morreram. Parte da munição e milho da guarnição foram destruídos.
Em pouco tempo o castelo foi retomado.
Na Catedral de Shaftesbury está sepultado o rei Edward, o Mártir (975-978), assassinado por sua madrasta Aelfthryth em Corfe.
Segue para Dorchester ...
Índice da Inglaterra
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.