De Waterford cruzamos Carrick-on-Suir (Carraig na Siúire) e nos dirigimos a Clonmel, cidade pequena às margens do mesmo rio Suir (aqui estreito). A única coisa que vimos foi a Franciscan Friary, que pouco guarda do prédio original. O termo Clonmel deriva de cluain meala, gramado de mel. E realmente, a região tinha um cheiro adocicado no ar.
O mosteiro foi fundado em 1269 por Otho de Grandison, mas de antigo sobrou apenas a torre, que é do século XIV. Nele, à esquerda da porta de entrada, fica a tumba dos lordes de Cahir.
Na região vivia a tribo celta dos déisi (decies), cujo território estendia-se também pelos condados de Waterford e Tipperary.
A cidade guarda pedaços do muro medieval, construído no século XIV pelo High Sheriff (administrador das terras do vice-rei William de Burgo na região) Otho de Grandison. A parte mais celebrada fica na An tSráid Ghearr (Short St.). Nesse ponto há uma falha na muralha, provocada pelos canhões de Cromwell.
Em Clonmel fica a igreja antiga de Santa Maria (Eaglais Naomh Muire), ereta provavelmente em 1204 por William de Burgo.
Fora dos muros fica a An Baile Gaelach (Irishtown ou vila irlandesa), onde moravam os irlandeses, impedidos pelos normandos de morar dentro dos muros da cidade
Segue para Cashel ...
Índice da Irlanda
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.