ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Irlanda

Drogheda

A cidade de Drogheda não é bonita. Fica ao lado rio Boyne, por onde Cromwell atacou a Irlanda.

Ali perto ocorreram as batalhas entre irlandeses (fiéis ao rei católico inglês) e ingleses partidários dos parlamentaristas (1649) e contra os orangistas (1690).

Ela era uma cidade medieval, da qual sobrou um portão (Lawrence's Gate) e um castelo no Millmount.

Estivemos na igreja católica de São Pedro, onde está exposta a cabeça (enegrecida e mumificada) de S. Tomas Plunckett, assim como alguns ossos seus.

Oliver nasceu em Oldcastle, Co. Meath, em 1629. Tornou-se arcebispo católico de Armagh (Mancha Papista, como diziam).

Por essa profissão religiosa ele foi julgado, enforcado e esquartejado em 1681. Tal foi o clamor popular por sua morte que ali parou a perseguição religiosa aos católicos no Leinster.

Nas vizinhaças de Drogheda está Newgrange, a mais bem conservada tumba da Idade da Pedra da Irlanda, que fica a 8 quilômetros do vilarejo de Slane. É mais antiga que as pirâmides do Egito. Seu nome original é Bru na Boinne (Palácio do Boyne). Foi reformada entre 1962 e 1975.

Não se chega diretamente à tumba, mas se deve ir ao centro de informações de onde saem ônibus para Newgrange e para dois outros túmulos: Knowth e Dowth. Em Knowth não se pode entrar, mas consta que ele é mais ricamente decorado que Newgrange, pois se transformou em sede real com o decorrer do tempo. Em tamanho o monumento de Knowth é comparável ao de Newgrange. Seu nome vem do irlandês Cnogba, talvez derivado de cnoc Bua (colina de Bua).

Knowth foi atacado pelos viquingues em 863, em 935 e em 943. Sobreviveu a isso e prosperou. Pelos anos 800 d.C. a dinastia de Sil nAebo Slaine, de North Brega, tinha ali seu palácio. Cormac MacMaelmithic, rei local, reclamou o título de ard-rí entre 965 e 974.

Após a conquista normanda, Knowth entrou em declínio.

Dowth tem também tamanho equivalente aos dois outros monumentos. Mas foi muito mais danificada pelo tempo. Seu nome vem do irlandês dubad (escuridão).

Dizem que foi construída pelo rei Bressail Bodibal (Bressal, o Destruidor de Vaca). Ele conseguiu que todos os homens dedicassem um dia para construir o monte. Para obter seu fim, sua filha solteira usou seus poderes mágicos para parar o sol, de modo que o dia não acabasse.

Durante esse dia, o rei seduziu sua própria filha, que imediatamente perdeu seus poderes mágicos. A noite desabou de repente, escurecendo tudo (e denominando, assim, o local).

Os Anais do abade Tigernach dizem que Dowth foi queimada pelo rei Conchobar Ua Maelsheachlainn em 1059, enquanto o Anal dos Quatro Mestres registra que em 1170 ela foi novamente saqueada e queimada pelo rei Dermot MacMurrough.

Newgrange fica no topo de uma colina, de modo a ser visto de longe. Tem a aparência de um ginásio de esportes. Tem diâmetro médio de 103 metros e o topo está a uns 10 metros de altura. É ladeado por pequenas pedras calcáreas brancas a título de parede externa. Na parte inferior grandes pedras quase retangulares, cinzas, desenhadas. As paredes internas são altas (5 metros, mais ou menos) e o teto é feito de grandes pedras com as bordas não alinhadas. Sobre elas outras com as bordas igualmente desalinhadas. Sobre todas, uma pedra grande. Tudo isso é coberto por terra e grama. No teto há "calhas", de modo que a chuva nunca cai do teto diretamente para dentro da câmara mortuária.

Na frente há uma entrada pequena (cerca de 1,20 metros de largura e 19 de extensão), com uma fenda acima, de cerca de 0,5 x 0,5 m2. Por essa entrada (estreita e baixa) se chega a um salãozinho, a câmara mortuária. Nele há alguns nichos ou altares pequenos, onde estavam cinzas de pessoas que devem ter sido muito importantes.

À frente desse túmulo certamente eram realizadas cerimônias religiosas. Os guardiães do túmulo (sacerdotes) não deveriam ser muito grandes, para caberem no corredor. Ademais, não há sinal de fogo nas pedras, indicando que raramente o sacerdote entrava na tumba.

O guia mostrou como funcionava a iluminação. O lugar é frio. Quando ele apagou a luz, o escuro ficou completo. Acendendo uma luz na porta (como se fosse o Sol entrando), um raio de luz tênue como uma lanterna de mão com a pilha fraca, penetrou por alguns minutos na câmara e foi definhando até voltar o escuro total. Isso ocorre 5 dias por ano, no solstício do inverno.

O cemitério de Brugh na Boinne estava seguramente associado à lendária tuatha Dé Danann, que vivia na Irlanda antes da chegada dos celtas. O próprio nome do rio deriva da deusa Boann, esposa de Dagda, o deus bom. Ali teria também vivido Oengus, herói da juventude e deus do amor, filho de Dagda.

Dagda construiu o Bru na Boine para seus três filhos Oengus, Aed e Cermaid. O primeiro trapaceou o pai, pedindo o palácio para ele por um dia e uma noite. Obtido o pedido, se recusou a devolvê-lo, alegando que um dia e uma noite significava um para sempre.

Esse Oengus foi o personagem central da tragédia Toraiocht Diarmuid agus Grainne (Perseguição a Dermot e Grainne). Essa história se passa no reinado de Cormac Mac Airt.

Grainne era filha do rei e foi prometida ao lendário Fionn Mac Cumhaill, mas fugiu com Diarmuid, um dos guerreiros de Fionn. Oengus protegia o casal contra a ira de Fionn durante a perseguição que se seguiu e anos depois conseguiu o perdão de Fionn.

O casal voltou e tempos depois Diarmuid se feriu numa caçada e Fionn, cujo ciúme permaneceu latente, se recusou a usar seus poderes mágicos para salvar Diarmuid. Este morreu e foi levado por Oengus para ser enterrado em Bru na Boinne.

As lendas contam que reis de Tara teriam sido enterrados ali, na Brugh na Boinne. E que o rei Cormac macAirt não quis ser ali enterrado por ser cemitério de idólatras, mas seus servos desconheceram seu pedido e se encaminharam para a colina. Os deuses, todavia, não aceitaram o fato de que um desejo real fosse descumprido e por três vezes o rio se levantou furiosamente quando o cortejo fúnebre quis atravessá-lo. Irritados, os servos jogaram o corpo do rei no rio, que o levou para Ros na Righ.

Mas, em verdade, o mausoléu é milhares de anos anterior a esse período de Tara, talvez anterior a 4.000 a.C.

As lendas também têm Newgrange como moradas de fadas e espíritos.

Newgrange entrou em rápido declínio, ao contrário de Knowth, que se transformou num centro real de relativa importância. Pelos anos 2.000 a.C., quando se construía o círculo de Stonehenge, Newgrange já estava dilapidada.

O centro de informações é moderníssimo e tem um vídeo mostrando um pouco de Newgrange e um museu.

Segue para Tara ...

Índice da Irlanda



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.