ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Irlanda

Grianán Ailleach

Na entrada da península de Inishowen está a Grianán Ailleach (ou Grianán Ailigh, literalmente Terraço de Ailleach), uma fortaleza na idade do bronze e no Período Cristão Arcaico. Ela fica no ponto mais alto da região. Talvez a uns mil metros de altura, pois ao longe se vê o mar num desnível pouco menor que o da Serra do Mar (em Santos ou na estrada de Teresópolis). Também dali se descortina as fazendas no interior.

Essa construção foi sede de governo dos O'Neill e recentemente foi recuperada. Parece uma pequena arena romana com estreitas passarelas como assentos num estádio e que permitem circundar o forte.

Imagens do Grianán Ailleach
(arquivo pessoal)

O forte tem origem mitológica, tendo sido construído a mando de Dagda, o Bom Deus da tuatha Dé Danann, em 1700 a.C.

Dagda ordenou a construção do forte em homenagem a seu filho morto. Um sobrinho de Dagda veio viver no local com sua esposa Nemain, uma das deusas da guerra. O forte foi depois atacado pelos Fomorianos, uma raça mitológica cujo lar era na distante ilha de Tory, dezesseis quilômetros ao norte, nas costas de Donegal.

Em outra história lendária, Aoife veio da Escócia para a Irlanda para visitar o túmulo de seu filho. No mês de novembro ela passou perto do local onde está Aileach. Era uma época perigosa para ela, pois o mês de novembro está associado à morte. O chão se abriu e a engoliu e agora ela está dormindo com seu filho morto.

Uma outra história conta que um batalhão de soldados de Hugh O'Neill foi tomado por um estranho sono quando eles se refugiaram ali após uma batalha. Em 1607 Hugh deixou a Irlanda saindo de Rathmullan e velejando pelo Lough Swilly e nunca mais regressou para acordar sua tropa de cavaleiros.

Acredita-se também que aí tenha sido o centro residencial dos Ulaid, uma confederação de tribos que reinou no Ulster (cujo nome deriva do nome da tribo).

Posteriormente o território foi reclamado pela tribo dos Uí Neill, cujo membro mais conhecido foi Niall dos Nove Reféns. Um ramo da família governou com base em Tara. Por volta do século V a fortaleza se tornou residência real dos Uí Neill.

Niall teve três filhos: Conall Gulban, Eoghan e Enda. Este último não teve maior relevância, mas os outros dois dividiram a posse do norte da Irlanda.

Em 789 a família de Eoghan estava no poder e seu território era conhecido como Reino de Aileach. Na parede das ruínas de uma igreja em Iskaheen há uma placa com a história tirada da crônica Anais dos Quatro Mestres:

Eoghan
Príncipe de Iniseoghain
Filho de Niall dos Nove Reféns
morreu em 465 de aflição por seu irmão Conall
Batizado por (São) Patrício e sepultado em Uisce Chadin

Eoghan cedeu seu nome ao condado de Tyrone (tir significa terra) e Conall ao condado de Donegal (Tir conaill). Uisce Chadin é a Iskaheen dos ingleses.

Do século VI ao século X, a história de Aileach é a história das lutas de poder entre os régulos locais e o ard-rí de Tara.

Um dos reis que reinou de Ailleach foi Muirteach do Casaco de Couro (Leather Cloak). Ele ansiava por reinar em Tara. No ano 941 saiu de Ailleach com um pequeno exército de mil homens e foi tomando reféns pelo caminho, entre os quais Sidric, o famoso rei viquingue de Dublin. Eles foram mandados em guilhões para uma prisão em Ailleach. Muirteach contratou o poeta Comarc Eigeas para colocar seus feitos em poesia.

Em 939 os viquingues haviam "visitado" Ailleach, mas foram derrotados e uns poucos se estabeleceram ao longo dos rios Foyle e Swilly. Uma lenda fala do casamento de uma filha de Aedh Finlaith, rei de Ailleach, com o rei Olaf de Dublin.

Pelo século XII a era dourada de Aiellach tinha acabado. O rei Donal Mac Laughlin de Ailleach invadiu o reino do Munster em 1101 e destruiu a fortaleza de um dos mais poderosos reis, Murtagh O'Brian. No contra-ataque, Ailleach foi tomada, a igreja de Ardstraw (Co. Derry) foi destruída e a abadia em Fahan saqueada e deixada em ruínas.

O Terraço serviu para a celebração de missas durante o período de catolicismo na Irlanda.

Segue para (London)Derry ...

Índice da Irlanda



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.