ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Irlanda

Roscommon

Visitamos a cidade de Roscommon (o castelo local não está aberto para visitas e da abadia só sobraram cacos) e Strokestown (onde há um interessante museu sobre a Grande Fome que espalhou irlandeses por todo o mundo, principalmente os Estados Unidos, Austrália e Canadá).

No condado de Roscommon (Ros Comáin), mais especificamente em Rathcroghan, teria sido a fortaleza da lendária rainha Medb de Connaught (anglicizada como Maeve), filha de Eochaid Fedleach, ard-rí da Irlanda.

Ela tomou o poder matando sua irmã Clothro, então rainha e sacerdotisa, na ilha de Inis Clothra (Quakers Island). Clothro estava prenhe de um filho do rei Conor MacNessa (do Ulster) e foi estripada pelas espadas dos guerreiros de Medb. A criança foi salva e se tornou o guerreiro Furbaide.

Medb reinava em Cruachan com seu marido Ailill. As mais antigas histórias irlandesas, tais como a Tain Bó Cuilgne (O Roubo do Gado de Cooley) e a Festa de Bricriú têm Medb como um dos personagens principais. Na primeira, a disputa entre ela e o marido sobre os bens que trouxeram para o casamento levou à expedição para roubar o boi de Cooley (vide Armagh).

Nessa expedição ela conheceu Cú Chulainn. Já conhecida como tendo "30 amantes por dia" e "cada amante na sombra de outro amante", ela adicionou Cú Chulainn à sua lista de seus homens.

Ela foi morta por seu sobrinho Furbaide, como vingança pela morte de Clothra, na mesma ilha do rio Shannon onde ela matou a irmã. Pelas histórias orais, estaria sepultada num cairn em Knocknarea, County Sligo. Ou num cairn em Knockma, County Galway, mas as maiores chances são de que esteja em algum ponto de Rathcroghan.

Na região fica o local chamado Cuirt Mhaol. Maol ("careca") é um nome comum entre os druidas, que raspavam a cabeça, de orelha a orelha, num formato de tonsura. Um Maol era druida do ard-rí Conn (177-212) e outro do rei Laoghaire (rei que em inglês se chama Lear e foi personagem de peça de Shakespeare) e tutor de Ethne e Fidelma, filhas dele. Esse segundo Maol era irmão de outro druida, de nome Calpait.

Outro lugar interessante nas redondezas é Cashelmanannan. Um antigo forte cujo nome vem de Manannan, deus do mar e senhor supremo da tuatha Dé Danann (povo pré-celta da Irlanda). O filho de Lir, também deus do mar, Mannan mac Lir tinha a Sacola da Garça, que guardava os tesouros da tuatha. A sacola era feita com a pele de Aife, neta de Ogma, deusa da eloquência, e bisneta de Dagda, deusa suprema.

Derrotados por novos invasores (os Milesius), esse povo entrou no mundo espiritual (o Outro Mundo) e passou a levar uma existência paralela.

Vale também a pena uma visita a Relignaree, onde os reis dos Firbolg do Connacht e o povo de Eochaidh Feidhleach eram enterrados, segundo a tradição.

Eochaidh, construtor da Rath Croghan, era tido como pai da rainha Medb.

Também merece uma visita a Daithi's Stone, onde teria sido enterrado Daithi, o último monarca pagão da Irlanda, ancestral dos O'Dowds. Ele foi morto por um raio quando de uma expedição na Gália. Trazido de volta, foi enterrado aqui, segundo a lenda.

Em Carnfree, perto do bairro de Carns (túmulos), há outro sepulcro de personagem mitológico. Trata-se da sepultura de Fraoch (leia Frírri), sobre o Cnoc na Dala (Colina dos Encontros), usada para encontros entre as tribos celtas do Connacht.

Carnfree tem seu nome originado desse Fraoch, filho de Be Find, irmã de Boand, deusa que deu nome ao rio Boyne. Fraoch era tido como o mais belo guerreiro da Irlanda. Seu pai Idath foi um guerreiro de Connaught. Fraoch se apaixonou por Findabair, filha de Ailill e Medb. Ailill planejou matá-lo, mas ele, embora ferido, fugiu e foi curado pelas mulheres do Outro Mundo. Voltou e se tornou noivo de Findabair.

Carnfree se tornou o local que todos os pretendentes ao trono de Connacht deveriam assenhorar-se.

Siol Muiredach (os descendentes de Muiredach) e os O'Connors assim o fizeram. Registra-se que em 1310 Feidlimid, filho de Aed O'Conchobair se tornou rei "no cairn, de acordo com a prática", isto é, de acordo com a cerimônia druídica do banaisrige (casamento entre o rei e seu território). A pedra onde a cerimônia ocorria foi removida de Carnfree para a avenida de Clonalis House, hoje pertencente aos O'Connors.

A lenda diz que os O'Connors são aparentados do Sumo Rei Tuathal Techtar, rei em 130 d. C. e desertor das legiões romanas que teria chegado com tropas estrangeiras e se imposto sobre os régulos locais.

Em Kilronan há uma igreja do século XIV dedicada a Lasair, filha de Ronan. Aqui está sepultado Turlough O'Carolan (1670-1738), harpista e bardo. O crânio dele estava exposto, mas foi retirado por ser considerado de mau gosto.

Em Boyle, uma cidade importante no condado, estão as ruínas bem conservadas de uma abadia "cisterciense" fundada em 1161. Donnachadh Mor O'Daly, bardo do século XIII está enterrado nela.

Em Ballintober fica um dos maiores castelos da Irlanda, de onde os O'Connor comandavam seus exércitos.

São cerca de 70 atrações neolíticas e celtas na região. Convém procurar folhetos nos Centros de Informação.

Passamos por Elfin (Ailfinn, pedra branca, assim chamada em referência a um obelisco que ali existia e que caiu em 1675). A cidade tem sua origem numa casa druídica da era pré-cristã conhecida como Imleach-Ono. Os cristãos normalmente se estabeleciam em locais onde os druidas eram influentes. São Patrício estabeleceu um bispado ali. Assicus e Betheus foram dois dos primeiros bispos de Elfin.

A catedral original de Elfin foi queimada em 1235 pelos normandos invasores liderados por Burgo (ou Bourke, como se transformou no irlandês do Connacht), mas foi logo reconstruída.

Via Athlone, às margens do enorme Lough Ree, chegamos à cidade de Roscommon, cujas origens remontam ao século VIII, quando foi construído o mosteiro de São Comman (Ros Comman). Ali estão o convento dominicano (onde os O'Connors eram sepultados) e o enorme Castelo de Roscommon, do século XIII e que continuou como fortaleza até a era cromwelliana.

Os condados de Roscommon, West Meath e Sligo são montanhosos, contrastando com o oeste irlandês.

Segue para Grianán Ailleach ...

Índice da Irlanda



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.