ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Irlanda

Waterford

Passamos sobre o rio Avoca em Arklow e nos dirigimos pela planície costeira até Waterford (do norueguês antigo Vadre Fjord, abrigo do clima).

A cidade fica no estuário do rio Suir (leia xôr), largo, de águas escuras, mas inodoras. Há um porto na cidade, mas sem grande movimento.

A cidade nasceu de uma povoação viquingue. Fica num estuário de três rios, o que permitia aos viquingues entrar no país por água. Era cercada por muros e tinha forma triangular. Pouco desses muros sobrou. A torre (Reginald's Tower) é dessa época, pois foi construída em 1003, como parte da fortaleza norueguesa chamada Dundory. Os normandos, que invadiram a Irlanda em 1170, ampliaram a vila e as torres (incluse a Reginald's).

Pode-se visitar o interior da torre, onde um guia vai mostrando aspectos da construção dela.

Nela foi preso o rei hiberno-norueguês Ragnall MacGillemaire, quando a cidade caiu em mãos dos normandos. Do nome desse rei vem a denominação da torre.

Também nessa torre dizem que Strongbow encontrou-se pela primeira vez com Aoife, filha de Dairmaid McMurrough, rei de Leinster.

A torre serviu como castelo real e foi visitada em 1210 pelo rei John da Inglaterra e pelo rei Richard II em 1394 e 1399.

Em 1463 o Parlamento Irlandês estabeleceu nela uma casa de cunhagem de moedas. Durante os séculos XVII e XVIII ela foi usada como depósito de munições. E no fim do século XIX como residência do Guarda Mór (Chief Constable) da cidade.

Também existente desde 1199 é a ponte conhecida como St. John's Bridge, que cruza o riacho desse nome, um pequeno córrego de águas negras. Nessa ponte o prefeito e muitos líderes locais foram mortos em 1368, quando a cidade foi atacada pelos soldados da família dos Powers do condado e seus aliados, os O'Driscolls de Cork.

Waterford foi importante porto comercial com a Europa continental. Em duas ocasiões foi sitiada por sua lealdade aos Tudor: em 1487 e 1495. Suportou ambos os cercos. As muralhas da cidade ainda existem em boa parte.

A administração da cidade estava em mãos de uma oligarquia mercantil. Um desses mercadores, James Rice, foi prefeito em sete ocasiões. Sua tumba está na catedral de Christ Church.

Em fins do século XVI Waterford era conhecida como Parva Roma, por ter se mantido intensamente católica.

O poder dos mercadores foi quebrado no século XVII pelos cromwellianos. No século XVIII mercadores franceses, holandeses, ingleses e dinamarqueses se estabeleceram na cidade, levando a uma nova onda de progresso.

O povo tem um inglês difícil de entender, porque eles não abrem a boca e cantam de um jeito diferente (fica difícil entender a separação das palavras). A maioria das moças fuma, e muito. Não raro se vê rapazes usando a camisa da seleção brasileira.

Aliás, o futebol do Brasil é nosso cartão de visita. Um garoto quis me vender uma raspadinha. Depois de alguma troca de palavras, ele perguntou se eu era francês. Quando falei que era brasileiro, ele de pronto "vocês tem um futebol fantástico".

As maiores atrações são a Christ Church Cathedral e as ruínas da abadia dos huguenotes, apenas o remanescente das paredes e velhos sepulcros.

O museu da cidade, o Heritage Museum tem umas poucas informações sobre os viquingues. Fala mais dos normandos invasores, do casamento de Strongbow com a princesa celta Aoife. Há vários documentos (a maioria em latim) de concessões de terras pelos reis e rainha da Inglaterra, as Cartas Reais (Royal Charters).

Segue para Clonmel ...

Índice da Irlanda



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.