ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

Europa - Itália

Barúmini

Após uma breve parada em Oristano, onde há um braço de mar de cor verde garrafa, viajamos a Barúmini, no interior da ilha.

Nessa cidade fica o Nur Su Nuraxi, o maior nuraghe bem conservado da ilha. Só é visitável acompanhado de guia, que explica a função de algumas das construções.

A torre é a parte mais interessante, pois é circundada de torres menores, o que permitiu reconstruir a forma padrão desses edifícios defensivos do território.

Dentro do nuraghe há um pátio central com fonte de água. Dali saem diversas câmaras. Umas levam ao topo do edifício, de onde os soldados defendiam a vila. Uma outra circunda o nuraghe por dentro e a ausência de sol combinada ao efeito físico da rocha (aquecida por fora, suga a umidade interior) age como um refrigerador ou aparelho de ar condicionado. Com isso, a câmara se mantinha à temperatura em torno de 10º C e era usada para guardar os alimentos da tribo.

Tentamos conhecer ali perto a igreja de Santa Vittoria, em vão. Ela fica próxima a Serri, uma cidade no topo da montanha. Há uma entrada por Gergei, mas o acesso é à pé e a caminhada muitíssima longa. O mais recomendado é entrar (ou decolar, pois a entrada da cidade é muito íngreme) por Escolca.

Uma estrada no dorso da serra leva ao complexo nurágico onde fica o templo. É necessário dispor de pelo menos uma hora para percorrer a área.

Nessa região fica uma cidade cuja placa indicativa é hilária. Trata-se de uma placa branca com uma seta azul. Na parte superior está escrito Carabinieri (a polícia italiana) e, em baixo, o nome da cidade: Furtei.

Segue para Cagliari ...

Índice da Itália



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.