Dormimos em Cagliari, cuja parte mais bonita nos parece ser aquela à frente do porto, um conjunto de elegantes edifícios do séc. XIX.
As ruas da cidade são curvas o que dificulta enormemente o senso de direção do motorista.
Na cidade há o Parco Archeologico de Nora, da era púnica. Ele está em restauração e não foi possível visitá-lo.
O Museo Nacionale Archeologico, que fica na Cittadella dei Musei, é imperdível. Ele recolhe material de toda a ilha, exposto cronologicamente, mostrando a história da Sardenha desde os primeiros aglomerados humanos até a Idade Média. Algumas das peças são ímpares, como as barquinhas em bronze do óleo votivo (indicando que na Idade do Ferro eles já dominavam a navegação), estatuetas de chefes com punhal em uma bainha no peito, de sacerdotes. Ou de guerreiros em mármore e pugilistas (guerreiros socadores) em bronze.
Da Era Púnica há mascaras mortuárias (fazendo careta para afastar maus espíritos), deusas, um deus-anão.
Inúmeras peças de cerâmica de todas as eras.
Do Período Romano há braceletes de ouro, estátuas de imperadores e diplomas militares (pequenas placas de bronze atestando os bons serviços, o que conferia ao detentor a cidadania romana e o direito de acesso aos mais importantes cargos públicos, inclusive o de cônsul ou até mesmo o de imperador).
Segue para Narcao ...
Índice da Itália
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.