ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

Europa - Itália

Orvieto

No dia seguinte fomos conhecer Orvieto (Urbs Vetere), uma elegante cidade velha pousada sobre um penhasco de paredes verticais.

A Catedral se destaca na cidade. Ela tem uma fachada magnífica, toda trabalhada em mármore, paredes zebradas, tanto as interiores quanto exteriores. Altos relevos cobrem o exterior da igreja. Sua decoração interna não é esplendorosa, mas bonita. Exceção se faça para a capela de São Brizio, totalmente decorada com pinturas murais de Luca Signorelli.

Ao lado da Catedral fica o Museu Arqueológico (Museo dell'Opera del Duomo, dentro do Palazzo Soliano ou Palazzo dei Papi) que guarda um bom número de peças etruscas, algumas com inscrições. De particular interesse são as reconstruções das tumbas etruscas de Golini I e II. Essas tumbas têm as paredes cobertas com motivos recorrentes nas tumbas etruscas: figuras de leões, leoas e corças (algumas vezes, o leão aparece abocanhando o quarto traseiro da corça), bailarinos, músicos e casal fazendo sexo (alusão ao deus Dionísio).

Ainda na praça da Catedral fica o Museo Claudio Faina, que guarda uma rica coleção de vasos e esculturas gregos (inclusive a cabeça de um velho em terracota, datado do século IV a.C.), além de artigos funerários etruscos recuperados de cemitérios vizinhos. No andar superior há cipos funerários etruscos com breves inscrições e vasos cinerários do período vilanoviano.

Também na cidade se pode visitar algumas das milhares de galerias subterrâneas, inicialmente usadas como unidades de moagem de olivas para extração de óleo e depois como criatório de pombos, cuja carne e a água também ali armazenada permitia à cidade defender-se por longos períodos do cerco dos inimigos.

Nas vizinhanças de uma das faces do penhasco ficava o Templo do Belvedere (século V a.C.). Dali a vista do vale é impagável.

Junto a esse templo fica o Poço de São Patrício, obra feita a mando do Papa Clemente VII em 1527 (lembre-se que, à época, Orvieto era parte dos Estados Pontifícios) para suprir a cidade de água. Esse poço oferece, visto do alto, uma bela imagem em perspectiva.

Oura edificação vizinha é a Fortalezza dell'Albornoz, parte das muralhas da cidade. A fortaleza foi erguida em 1364 pelo legado pontifício, cardeal Egidio Albornoz.

Aos pés do penhasco fica a Necropoli del Crocifisso del Tufo, um cemitério etrusco com diversas câmaras funerárias, geralmente trazendo acima das entradas uma inscrição dedicatória. Normalmente, a câmara tinha duas pequenas salas laterais na entrada. Seu ambiente interno trazia duas banquetas laterais de pedra, sobre as quais era depositado o sarcófago dos finados.

Segue para Tarquinia ...

Índice da Itália



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.