ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

Europa - Itália

Viterbo

De Roma, partimos para Viterbo, onde montamos nossa base. Um dos recepcionistas sabia um pouco de português e aproveitava para treinar frases breves conosco.

No mesmo dia fomos ver o território dos antigos faliscos. Em Fabbrica di Roma ficam as ruínas de Falerii Novi, a arx para a qual os faliscos foram obrigados a se mudar após a derrota frente aos romanos.

Civita Castellana

A seguir, fomos a Civita Castellana, a antiga Falerii Veteres. O museu local é visitável com um guia e em grupos de até 30 pessoas, mas parece que seus funcionários não estavam muito afim de trabalhar e um desses inventou que já havia entrado um grupo de 30 turistas, apesar de termos estado há uns 15 minutos antes e não haver ninguém na sala de estar. Segundo esse funcionário, o museu é muito modesto. A cidade é pequena, irregular e de edifícios velhos, de dois ou três andares.

A catedral local é muito pequena e pobre, mas agradável de se ver pois seu interior é claro e decorado com bom gosto.

Viterbo

Viterbo foi entre 1254 e 1281 a sede do papado, devido ao caos que se instalou em Roma no período. Ali estiveram pontificando Alexandre IV, Urbano IV, Clemente IV, Gregório X, Inocêncio V, Adriano V, João XXI, Nicolau III e Martinho IV, alguns por um curto período.

Em Viterbo montamos nossa base para explorar a região. Um dos recepcionistas sabia um pouco de português e aproveitava para treinar frases breves conosco.

Fomos ao Palazzo Papale, que não pudemos visitar, por estar ocorrendo um simpósio sobre saúde, a igreja de San Francesco onde guarda o sepulcro de dois Papas (Clemente IV e Adriano V), o Duomo que é simples e a igreja de Santa Rosa, onde em sua capela lateral está o corpo incorrupto da santa.

Segue para Orvieto ...

Índice da Itália



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.