Bangor é uma cidade pequena e bucólica. Nela há uma colina sobre a qual fica um edifício grande e pesadão: a universidade local.
A atração maior de Bangor é a Catedral de São Deiniol, a menor catedral da Grã-Bretanha, mas talvez a mais antiga área diocesana das Ilhas Britânicas.
São Deiniol teria se estabelecido em uma cela na região por volta de 525 d.C. Cerca de 546 foi nomeado bispo de Gwynedd por Maelgwn, príncipe e depois rei local.
São Deiniol viveu até cerca de 572.
A igreja foi queimada em 631, de acordo com os Anais de Ulster, e novamente saqueada e queimada em 1073 pelos viquingues.
Gruffud ap Cynan (falecido em 1137) derrotou os normandos, recuperou seu reino de Gwynedd e, com o apoio de St.
David, reergueu a catedral em pedra. O edifício foi destruído em 1210 pelos ataques do rei John, reconstruído e novamente arrasado na revolta de Owain Glyndwr, no ano de 1401. A atual edificação é de 1480.
Ela é rodeada de uns poucos túmulos cujas lápides já se desgastaram com as constantes chuvas.Nela não há museu ou peça histórica.
Segue para a ilha de Anglesey ...
Índice do País de Gales
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.