ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - País de Gales

Cardiff

Cardiff (Caerdidd em galês) também não é excepcionalmente bonita. É bem verdade que o céu cinza enfeia qualquer lugar, mas a cidade dá mostras de um certo descuido. As calçadas são sujas como as do Brasil. Os prédios ou são de pedras ou no estilo vitoriano, escuros.

O pessoal tem um sotaque forte e quase não abre a boca para falar, mas muitos são solícitos. Se vêem você consultando um mapa e logo oferecem auxílio.

A cidade é comprida. Há duas entradas para ela, quando se vem da Inglaterra. É cortada pelo rio Taff, que deságua na Cardiff Bay, na foz do estuário Severn.

As propagandas recomendam visitar o Museum of Welsh Life em St. Fagans e o Welsh Industrial & Maritime Museum na Cardiff Bay. Às margens da baía de Cardiff fica também a Norwegian Church, construída por marinheiros da Noruega.

Entrada do Castelo de Cardiff

O Cardiff Castle é uma construção normanda sobre os muros do antigo castelo romano (dejà vu, não?). Esse é diferente, pois no meio do pátio, e não nos cantos, se ergue a torre principal ("keep"). O trecho ainda existente do muro romano está numa sala comprida e escura.

Visão geral do Castelo

Anda-se por uma passarela entre o muro e uma escultura em bronze do século passado, mostrando cenas do cotidiano da cidade sob o domínio romano.

À direita, os restos da muralha romana

Há também no castelo um museu grande e bem completo sobre o Regimento da Rainha, tropas que serviram na Índia (os famosos Lanceiros de Bengala), na batalha de Boyle e outras na Irlanda, no Paquistão, na África etc. Muito interessante!

Uma parte do castelo (os "Lodgings") estava fechada. Ali ficam o Banqueting Hall, onde se poderia ver com um castelo esculpido no topo da lareira, lustres em forma de roda de carroça pendendo do teto ricamente trabalhado. Suas paredes contam a história dos lordes de Glamorgan.

Na Clock Tower há outra sala interessante: o salão de fumar de verão, com paredes e teto ornamentados, datado de 1869-74. Como dizem, uma fantasia neogótica criada pelo arquiteto William Burges. O castelo passou de mãos em mãos até se tornar propriedade do marquês de Bute, no século XIX. Na área interna do castelo pavões andam soltos. Perto do castelo fica o City Hall. Ele é imponente, mas não guarda qualquer atração especial. Um pouco mais adiante está a Universidade de Cardiff.

Segue para Caerphilly ...

Índice do País de Gales



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.