ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - País de Gales

Carmathen, Abergwili e Sanclêr

Aqui é o antigo reino de Diffedd, terra dos demetas, cujo chefe Vorteporix (c. 550 d.C.) deixou um memorial que hoje está no Museu de Carmathen.

Rumamos para Carmarthen (de caer-mor-dinas, "forte marítimo", ou Moridunum para os romanos), às margens do rio de maré Towy. Em Carmarthen teria nascido e estaria enterrado Merlin, o druida, neto de um rei local.

Em Carmarthen foi escrito o Black Book of Carmarthen, o mais velho manuscrito existente em galês, datado do século XIII, escrito por um monge augustiniano da abadia de St. John.

Na cidade existem algumas ruínas do antigo anfiteatro romano, que tinha capacidade para cinco mil pessoas.

Quando os romanos se foram, uma comunidade de cristãos continuou a ocupar a cidade, provavelmente vindo com os irlandeses que ocuparam a região nos séculos V e VI.

Os normandos fundaram por volta de 1110 um forte e, com ele, uma nova cidade dois quilômetros adiante. Essa nova cidade se tornou a sede da administração real e prosperou. No reinado de Henrique VIII as duas cidades foram fundidas.

O porto da cidade se tornou movimentado na era Tudor. Em fins do século XVIII já era o maior porto e a maior cidade de Gales.

Ali perto, em Abergawili, no Old Palace (antigo Palácio Episcopal), fica o museu local. Dizem que na colina defronte a ele teria nascido o mago Merlin. Estivemos nela apenas de passagem. A vizinha Sanclêr (St. Clears para os ingleses), onde apenas pernoitamos, é uma cidade pequena, mas simpática.

Segue para Tenby ...

Índice do País de Gales



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.